Artigos comemorativos da copa ainda são vendidos em Aracaju

sábado, 10 de julho de 2010

Toda a capital enfeitada: shoppings, lojas, bares, escolas, carros. O comércio em Aracaju desde o final de abril exibia uma enorme diversidade de artigos e acessórios femininos, masculinos e infantis, tudo nas cores da seleção brasileira. Blusas, bermudas, vestidos, maquiagens, chapéus, cornetas (as famosas vuvuzelas), bandeiras (de todos os tamanhos), bolas, chaveiros, chinelos, brinquedos e etc. Tudo nas cores da seleção estava à disposição dos torcedores mais apaixonados, dispostos a um "look" mais despojado para torcer pelo Brasil.

Todos os anos o comércio de Aracaju aposta em datas comemorativas como Dia das Mães e o Natal para alavancar as vendas e aumentar os lucros. Em 2010, essa expectativa ganhou mais um grande aliado, a Copa do Mundo FIFA 2010. Mesmo com a seleção eliminada nas quartas-de-final, a moda da copa na capital continua. Ela está nas vitrines, nas fachadas, na ponta da língua dos vendedores, e os comerciantes acreditam que não terão prejuízos após a derrota do Brasil de 2x1 para a Holanda.

Após a eliminação, era visível a decepção dos torcedore s sergipanos, mas ainda se via muitas lojas na expectativa de vendas de artigos comemorativos. Segundo a gerente de uma loja de artigos da Seleção no centro da cidade, Nadja Dias Santos, embora o Brasil tenha perdido a Copa, muitos sergipanos ainda procuram produtos com a temática. “Muitas pessoas programaram festas de aniversários e confraternizações com enfeites do Brasil, por isso a mercadoria só irá ser recolhida após o término da Copa”. Ela acrescenta que muitos clientes já estão conformados com a desclassificação da Seleção Brasileira e até preferem que a Seleção seja vitoriosa em casa, referindo-se a copa de 2014 que será realizada no Brasil. Ainda de acordo com Nadja, muito dos produtos estão na promoção e os descontos variam de 20% a 50%, sendo que os artigos que não forem vendidos serão guardados.


Além dos acessórios, as blusas da Seleção Brasileira foram um dos produtos mais vendidos pelos comerciantes. No início da Copa uma blusa original da Seleção custava em média R$ 170,00, hoje já pode ser encontrada por até R$ 99,90. Em malharias de confecções próprias, blusas que custavam R$24,99, são vendidas por até R$9,99 dependendo do tamanho e do modelo. De acordo com o dono de uma das malharias, Eduardo Lima, foram estocadas mais de 3 mil camisas para a Copa do Mundo da África. A loja conseguiu vender até o jogo contra Holanda aproximadamente 2500 camisas. Ele ressalta que como as blusas ainda continuaram com as cinco estrelas podem ser reaproveitadas em eventos futuros, como por exemplo, a Copa de 2014. Com a diminuição dos preços ainda há uma esperança de conseguir vender tudo até o final da Copa, brinca Eduardo, “brasileiro não deixa de ser brasileiro por perder uma Copa do Mundo, e apaixonados como nós, as blusas sempre estarão na moda, principalmente para o público feminino”. Afirma Eduardo.

Já em uma loja de calçados, recém inaugurada em Aracaju, a gerente Vera de Góes afirma que todos os calçados personalizados da Seleção estão em promoção e, como se trata de uma mercadoria usual, ela afirma ser muito difícil ter prejuízos. “Investimos muito em chinelos e sandálias rasteiras femininas, mas como se trata de um produto do cotidiano e de grande necessidade sairá rapidamente”, completa.

A moda da Copa ainda resiste no comércio aracajuano por aspectos bastante peculiares. Durante as entrevistas todos os comerciantes afirmavam acreditar que o fato da Argentina não ir mais para a final, pois também foi eliminada nas quartas-de-final pela Alemanha, empolgou, alegrou, e inspirou os torcedores. Por isso os sergipanos irão torcer uniformizados na final do campeonato, mesmo que para os outros times. Os torcedores ainda procuram guardar como lembranças alguns artigos e acessórios da Copa do Mundo da FIFA 2010 da África.

Para aqueles que ainda pensam em comprar artigos comemorativos da Copa um alerta: prestem atenção no selo do Inmetro ou nas etiquetas dos fabricantes para eventuais problemas posteriores nos produtos.


Por Marta Costa

(olivacost@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010