I Feira das Trocas dos Livros incentiva doação solidária na UFS

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O incentivo à doação solidária esteve em evidência durante a I Feira das Trocas dos Livros, realizada no espaço de vivência da Didática I, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no dia 16 de junho. O evento, organizado pelos alunos do 3º período do curso de Administração, consistia em uma atividade extraclasse planejada para trabalhar noções práticas de marketing na turma, mas que logo ganhou uma nova dimensão e características diferentes da proposta inicial.

A professora do Departamento de Administração, Valdice Barbosa, foi quem idealizou e pôs em prática a iniciativa. “A Feira sempre foi a Menina dos meus olhos”, fala a professora toda orgulhosa. Segundo Valdice, o objetivo geral do projeto foi o de facilitar a aquisição de exemplares na tentativa de estimular a leitura entre os alunos que, de acordo com ela, ainda lêem muito pouco. Já os objetivos específicos para os alunos engajados na organização da Feira, a professora citou a importância da valorização da coletividade e também questões como administração do tempo e divulgação do evento.

Ainda segundo Valdice, outra questão importante surgida através deste projeto é o estímulo à prática da doação espontânea. “A partir do momento que eu estimulo os alunos, que eu passo para eles a idéia, eles se mobilizam para conseguir. Tudo aqui foi feito por eles”, diz. Para a aluna do curso de administração, Laís, a afirmação da professora pode ser materializada pelo sorriso estampado no seu rosto. “É uma iniciativa muito interessante que estimula nossa criatividade e, o melhor de tudo, a gente vai doar os livros que sobrarem para escolas públicas daqui de Aracaju”, explica.

Consumidores
Para a aluna do 3º período do curso de Letras, Fernanda, a Feira significou uma boa oportunidade de obter excelentes obras literárias a preços tão modestos. “Fiquei maravilhada com a oferta e com o valor dos livros, acho que o evento deveria ser realizado mais vezes”, enfatiza. Já para outra estudante do curso de Letras, Mariana, a Feira se tornou uma ótima opção para aumentar o seu acervo de livros. “Eu soube dafeira há alguns dias e resolvi me preparar. Juntei o dinheirinho que tinha e vim prá cá, aproveitar a oportunidade de adquirir conhecimento”, diz.




Nova Edição
Ainda não há previsão de quando será realizada uma segunda edição do evento. De acordo com a professora Valdice, o principal motivo seria o fato das próximas Feiras serem realizadas por turmas diferentes. Os livros que restaram foram doados para escolas públicas de Aracaju e agora pertencem a muitos donos. Iniciativas como esta da professora e seus púlpitos, louvável do início ao fim, devem ser reconhecidas e reproduzidas.





Por Thayza Darlen (dmthayza@hotmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010