Governo municipal se previne contra a dengue em 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Em países de clima tropical, como o Brasil, é natural observar a proliferação de mosquitos logo após as estações mais úmidas. Os últimos temporais ocorridos na Capital, além de causar transtornos, criam o ambiente favorável para a proliferação de mosquitos, especialmente do mosquito da dengue.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, no primeiro semestre de 2010, foi constatada uma significativa queda nos números de casos de dengue. No mesmo período do ano passado, foram 1.062 casos da doença, já este ano foram registrados 269 casos nos seis primeiros meses. No entanto, é importante ficar atento, já que estamos num período chuvoso, o que contribui para o aparecimento de focos onde o mosquito se reproduz. O verão é o período mais propício às epidemias da doença, mas ela também pode surgir com frequência logo após qualquer período chuvoso.

"O criadouro mais importante em Aracaju continua sendo os depósitos de água ao nível do solo, como exemplo específico as lavanderias que são utilizadas para armazenar água, tendo o percentual de 71,9% dos locais encontrados de focos. Ainda assim houve uma pequena quedam, em relação a julho, de 3,4%", informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcanti.

Segundo a vigilância epidemiológica, seis bairros estão acima do índice de infestação de 4%, considerado de alto risco para o aparecimento de surto de dengue. As localidades são: Cidade Nova, Getulio Vargas, Santo Antônio, Capucho, Olaria e 18 do Forte. Por outro lado, 23 bairros conseguiram diminuir o índice.

Atualmente, em Aracaju, a prefeitura realiza trabalhos com forças tarefas espalhados pelos bairros da capital. Estes agentes realizam não só o trabalho de eliminação de possíveis focos da dengue, assim como fazem um trabalho de conscientização com as pessoas. A população também pode colaborar nesta luta contra a dengue c, cuidando da sua casa e da sua vizinhança, evitando a formação de possíveis criadouros do mosquito, denunciando terrenos baldios que apresentem risco e comunicando casos de dengue à saúde municipal.

Como prevenir a Dengue em casa


Como usa o sal de cozinha ou a água sanitária no controle dos focos da larvas do Aedes aegyptis*:


Por Ivo Jeremias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010