MOTU lidera ocupações na busca por moradia digna

quarta-feira, 21 de julho de 2010


O Movimento dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) lidera mais de 250 famílias que ocuparam um Flat abandonado na Orla de Atalaia. Eles reivindicam moradias de qualidade para as mais de 700 pessoas que não têm onde morar ou possuem casas impróprias para habitação. Foram expedidos dois mandados de despejo, mas as famílias não se retiraram devido às negociações com a Prefeitura de Aracaju não terem dado nenhuma garantia para os ocupantes.

A última tentativa de desocupação proferida pela PMA foi um mandado de reintegração de posse, conduzido pela Polícia Militar no dia 15 de julho. Os trabalhadores então se retiraram pacificamente e passaram a dormir na Avenida Poeta Mário Jorge Menezes Vieira, em frente ao flat abandonado há mais de 20 anos. Na última terça-feira, o MOTU conduziu as famílias ao hotel Brisa Mar, na Atalaia.

No dia 5 de julho, quando ainda ocupavam o Flat abandonado, os ocupantes receberam a visita da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SEMASC). A secretária adjunta Edvaneide Souza Paes de Lima conduziu o cadastramento de 256 famílias que irão ser registrados no Cadastro Único (CadÚnico). Este cadastro é necessário para que as famílias entrem nos programas sociais do Governo Federal, vinculados aos estados e municípios.

Para Silvaney de Jesus, representante do MOTU, esta ação não caracteriza uma garantia para os trabalhadores “porque a gente sabe que existem famílias cadastradas que estão há dez anos esperando e essas famílias não podem esperar esse tempo todo”, revela.

Assim como foi acertado pelas lideranças do Movimento, a retirada das famílias foi pacífica. Um dia antes da reintegração de posse, Silvaney disse que as famílias não resistiriam de forma violenta a nenhuma força policial.


Na última terça-feira os ocupantes se encaminharam para o hotel Brisa Mar, também abandonado e na mesma região, Orla de Atalaia. Esta é a segunda vez que o MOTU ocupa o local, mas segundo Silvaney, estes são grupos diferentes que lutavam por moradia digna. Algumas ocupações anteriores do Movimento obtiveram sucesso, estas 256 famílias, porém, ainda aguardam alguma ação do poder público.

Por Gustavo Costa
(nox.gustavo@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010