Período de chuvas reforça cuidados contra a Leptospirose

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Com a chegada dos períodos chuvosos, em Aracaju, os casos de Leptospirose aumentam. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado de Sergipe, até o fim de maio do corrente ano, registrou o aparecimento de dez casos de contaminação e dois que vieram a óbito. Desde 2007, houve um aumento de vítimas contaminadas, aumentando de 41 casos para 80, por ano.

A doença é infecciosa, causada pela bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos. Em situações de enchentes e inundações, a urina, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à lama ou à água. Por tanto, qualquer pessoa que tiver contato com o material contaminado poderá ser infectada.

Em Aracaju, o órgão responsável pela eliminação e combate aos agentes causadores da Leptospirose é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O Centro promove ações e campanhas de combate à proliferação dos ratos, conseqüentemente da doença, nas residências e ruas do município.

Além dessas ações de combate à doença, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) informa sobre alguns cuidados que devem ser tomados pelo governo: melhoria das condições higiênico-sanitárias da população, manutenção de terrenos baldios para ficarem livres de entulhos, construção e manutenção das galerias de água pluviais e esgotos, desassoreamento e limpeza e canalização dos córregos.

A população também deve manter cuidados higiênicos em sua residência, utilizando sempre água potável ou fervida, tendo cuidado no armazenamento de alimentos e ao depositar o lixo apenas em lugares adequados.

Todos esses cuidados devem ser tomados, pois ainda não existe vacina contra a doença para uso humano, no Brasil. Além dos índices de contaminação pela doença terem aumentado consideravelmente.

Por Bárbara Mendes Kruschewsky
(babiit_@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010