O resgate dos ‘olheiros’ no futebol sergipano.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Eles estão presentes em praticamente todos os países do mundo e atualmente encontram-se até no mundo online assistindo jogos de campeonatos e identificando os jogadores talentosos. Sites como o 'Soccer Association', 'Scout 7' e o 'International Soccer Bank' (ISB) facilitam esse trabalho, pois ajudam o acompanhamento de campeonatos do mundo inteiro pela internet, além de possuirem um cadastro de jogadores com ficha técnica completa e transmissão de vídeos. Esse serviço, atualmente mais utilizado por times da Europa, começa a ganhar espaço no Brasil.

Os observadores técnicos popularmente conhecidos como ‘olheiros’ são profissionais que atuam em busca de novos talentos no futebol. De acordo com o assessor de imprensa do clube esportivo Confiança, os olheiros seriam “as pessoas que observam os jogadores ou atletas que se revelam nos campeonatos”, diz. Sua função é viajar pelas cidades, assistir a jogos amadores e observar garotos brincando com a bola.

As pessoas são por natureza seres observadores, porém o que diferencia os ‘olheiros’ dos demais é a técnica que utilizam para descobrir talentos. Primeiramente a pessoa precisa ter conhecimento técnico de futebol, não basta apenas gostar, tem que saber observar, saber chegar no jogador e posteriormente mostrar ao time porque o garoto escolhido deve ser contratado.

José Carlos Queiroz, ex-técnico do Confiança, já atuou como observador técnico revelando nomes como Daniel Alves (seleção brasileira) na época que ele foi vendido ao Bahia e ao ser questionado sobre a função diz: “Ser olheiro é o dom de cada um. Todos nós somos olheiros, agora são poucos aqueles que vêem, que vão, que sacam, que colocam, que observam. Porque tem garotos que são bons em determinada função, mas dentro do time não desenvolvem bem, tem que saber escolher”.

Atualmente o Estado de Sergipe possui uma amostragem muito boa de atletas. Isso se deve ao fato de que no Nordeste, como um todo, há mais espaços livres para a realização de jogos de futebol, o que não ocorre mais nas grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, onde predomina o futebol de salão, devido à falta de espaços abertos que sirvam para a prática do esporte.

É nesse contexto que o Confiança resolveu valorizar a profissão dos ‘olheiros’ para uma maior avaliação dos jovens que gostam de jogar e se dedicar a isso, além de ser mais uma opção de trabalho como afirma o diretor de base do Confiança, Fernando Andrade. “O maior objetivo do trabalho é encontrar talentos, dar oportunidade para a garotada, oferecer um rumo a eles. Sem contar que, o time também ganha porque vende atletas a outros times”, conclui.


O credenciamento desses profissionais pelo Confiança

O candidato a ‘olheiro’ preenche uma ficha de perfil. Dentre as questões estão: clube que tem atividade, faixa etária que trabalha, tempo de atividade e referências anteriores. Após essa identificação, há uma declaração especificando que o Observador não possui vinculo empregatício com o clube, sendo apenas um prestador de serviços sem o recebimento de salário fixo e somente ganhando uma comissão de 10% com relação a todo dinheiro que entrar no clube por meio da venda do jogador indicado.

Depois deste cadastro, ele recebe uma carteirinha do Clube que o credencia a atuar como olheiro oficial do time e a encontrar algum garoto dentro do perfil esperado pelo clube.

O Confiança conta hoje com cerca de 30 observadores atuando em Aracaju e no interior do Estado, além de pessoas trabalhando em Alagoas e Bahia que por meio do site do Confiança ficaram sabendo do credenciamento. O perfil deles é variado conforme a tabela abaixo:





O departamento de Base do Confiança possui as categorias Sub-15, Sub-17 e Juniores e há um projeto para implantar a Escolinha de futebol em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Com esse projeto, haverá o fechamento do ciclo de formação dos jogadores e facilitará o aprendizado e desenvolvimento dos jovens que ingressarem ao time.


Por Allana Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010