A revitalização do rio Sergipe agora é realidade

domingo, 25 de julho de 2010



O rio Sergipe há muito tempo encontra-se em situação de emergência. Sua poluição é visível, algo contraproducente para o Estado, já que ele faz parte de um dos mais antigos e visitados pontos turísticos da nossa capital.

A fim de reverter essa situação, o superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Ailton Rocha, reuniu-se com o gerente do projeto e representante do Banco Mundial (Bird) para fechar o relatório técnico exigido pelo Banco, que realizará um empréstimo no valor de US$ 117.125 milhões. O objetivo do empréstimo é de financiar o início do processo de revitalização do rio Sergipe, que ficou datado para este ano.

Importância do rio Sergipe

O rio nasce na Lagoa das Areias, na Serra de Boa Vista, no município de Pedro Alexandre, no estado da Bahia. Seus principais afluentes são os rios Ganhamoroba, Cotinguiba, Sal, Pitanga e Poxim.

É o rio mais importante do Estado, servindo para áreas produtoras de cereais e cana-de-açúcar e a criação de gado, como também para o abastecimento de água da região metropolitana de Aracaju, através dos seus afluentes Poxim e Pitanga. A região metropolitana de Aracaju, localizada na foz do rio Sergipe, é a área de maior desenvolvimento industrial do Estado.







O rio ainda serve para o abastecimento doméstico, sem prévia ou simples desinfecção, ou ainda, para o abastecimento doméstico, após tratamento convencional. Para o abastecimento de grande parte de Aracaju, é feito um represamento das águas dos rios Poxim e Pitanga, que fazem parte da bacia do rio Sergipe.

Ainda constituem-se como utilidades do rio Sergipe: irrigação de hortaliças, ou plantas frutíferas; preservação de peixes em geral e de outros elementos da fauna e flora do estado; sacies de animais que vivem à beira do rio; recreação e atividades esportivas (natação, esqui aquático e mergulho).

Segundo o pescador, José Emanuel da Silva, 52 anos, o rio Sergipe, com o Programa de revitalização, deixará de ser depósito de dejetos para armazenar esperança. “Agora estou contente e esperançoso. Já tem muito tempo que venho sonhando com esse momento, pois o rio Sergipe sempre fez parte da minha vida e de todos que dependiam dele para se sustentar”, ratifica.




Por Karina Garcia
Fonte da foto: site baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010