Alegrias de uns, tristezas de outros: Reta final do brasileirão faz a alegria dos torcedores e a tristeza nos bares

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fotos e reportagem: Tatianne Melo
Editor: Thiago Vieira

Quatro rodadas para o termino e uma pergunta: Quem será o campeão de 2010. Todos pensavam que o campeonato brasileiro de futebol estava nas mãos do Corinthians, mas a inconstância do time fez com que Fluminense e Cruzeiro entrassem na luta pelo título. Já as torcidas aproveitam o embalo da reta final para curtir os jogos nos bares sergipanos, que sentem a falta do Flamengo na disputa da taça. 
O editor Kleber Santos

Para Kleber Santos, editor de esportes do Jornal da Cidade, o Brasileirão desse ano foi bastante disputado. Fluminense e Corinthians se destacaram desde o início e de certa maneira se mantiveram até agora, porém no 2º turno o Cruzeiro se aproximou dos lideres e ocupa atualmente a terceira posição da tabela. “Não tenho dúvida que o título ficará entre o Fluminense e o Cruzeiro. Meu “achometro” indica que o Cruzeiro será o campeão. Pois o time mineiro possui uma boa estrutura e conta com uma constância imprescindível no campeonato. Já o Fluminense perdeu vários jogadores importantes, o que prejudica o rendimento do time nos últimos jogos decisivos e o Corinthians passou sete jogos sem vencer e não detém um ataque bom”, avalia Kleber.

Reduto dos times cariocas e paulistas, Aracaju possuiu também representante da torcida cruzeirense, a família da cantora e estudante Laiz Peradeles. Mineira de Belo Horizonte, Laiz nutre pelo Cruzeiro uma paixão e se depender dela o time já é campeão. “Quando eu era pequena sempre que tinha oportunidade assistia aos jogos no Mineirão. Sou fanática, assim como meus pais e meu irmão. O Cruzeiro está com grande elenco esse ano. E mesmo o Brasileirão 2010 contando com grandes times, grandes jogadores, acredito que a “Máfia Azul” leva essa”, afirma a entusiasmada Laiz.
Laiz Peradeles, ao lado de Fabio, goleiro do Cruzeiro
(Arquivo Pessoal)

No outro lado da tabela, um Flamengo que viveu a glória em 2009, vive o inferno em 2010 - goleiro preso, eliminação na Libertadores e a paquera com a zona de rebaixamento do Brasileirão - entretanto os fatores negativos não esmorecem seus torcedores. A estudante de enfermagem Alessandra Melo é a prova, sempre que pode ela assisti aos jogos do time de coração nos bares. “Adoro assistir aos jogos do Flamengo nos bares, pois amo a animação da torcida, os cantos, a gritaria. Ano passado assisti a final do campeonato carioca no Maracanã e a experiência foi maravilhosa, senti o estádio tremer. A torcida do Mengão é única, nunca o abandonarei mesmo nas tristezas. Sei que o time não está muito bem esse ano, mas nem em sonho o Flamengo é rebaixado”, expressa Alessandra.

Sem o atual campeão Brasileiro e time de maior torcida em Sergipe na disputada da taça, os bares não têm muito que comemorar. O empresário Luis Mário, dono do Ultima Sessão, pioneiro na transmissão de jogos de futebol na cidade, afirma que sem o time da Gávea os estabelecimentos não lotam e consequentemente não há grandes lucros. “O Flamengo é uma paixão nacional, uma religião. O Corinthians também tem torcida, mas não é a mesma coisa. Ano passado nessa época era fila para entrar, dia de quarta e domingo o Última Sessão ficava pequeno. Quando o Flamengo está bem, todo os donos de bares estão bem também”, conta Luiz Mário.
Vinícius Federico (centro) e amigos no bar Escuderia

Para reverter esse quadro, os bares investem em entretenimento e promoções. O bar Escuderia promove nas quartas-feiras além do futebol rodízio de chope até 1h da manhã e samba após as transmissões. “Sempre assisto aos jogos nos bares com meus amigos. Estou aqui na Escuderia, por causa da cerveja e do samba, que é um atrativo ótimo para o final do Brasileirão”, declara o representante comercial Vinícius Federico. Já o Choop 13, diferentemente dos outros bares, não cobra ingressos ou consumação para os clientes assistirem aos jogos. E, além disso, criaram o “Bolão Chopp 13” em que antes de cada partida o torcedor marca o placar, e acertando, ganha dois chopes por conta da casa.

As Chances De Cada Time


Segundo o site Infobola - dedicado ao processamento inteligente dos resultados do futebol – as chances dos três primeiros colocados na tabela da competição para ganhar o título são as seguintes:


O Fluminense tem 50% de chances. Sua vaga na Libertadores é quase 100% garantida. Porém o tricolor enfrenta nos últimos jogos times que ainda lutam para entrar no G4 e para se livrar do rebaixamento. O técnico Muricy Ramalho terá pela frente o Goiás (em casa), o São Paulo (fora de casa), o Palmeiras (fora) e o Guarani (em casa).


O Cruzeiro tem apenas 20% de chances. Sua vaga na Libertadores não é problema, pois possuiu 93% de chances de classificação. O time de Cuca terá que conseguir bons resultados nas últimas cinco rodadas. O Cruzeiro pega o Corinthians (fora), o Vasco da Gama (em casa), o Flamengo (fora) e encerra sua participação no campeo-nato contra o Palmeiras, jogando em casa.


O Corinthians tem 23% de chances. Sua vaga na Libertadores ainda não é certeza, já que possuiu apenas 14%. Os últimos jogos do time do Parque São Jorge não serão fáceis. O Corinthians enfrenta próximo sábado o Cruzeiro, concorrente direto ao título (fora de casa), o Vitória (fora de casa), o Vasco da Gama (em casa) e encerra sua participação jogando fora de casa contra o Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010