Fim de ano: a melhor época para conseguir um emprego temporário

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Repórter: Larissa Regina
Fotos: Larissa Regina
Editora: Monique Garcez

Consumidores vão ao centro comercial sergipano para
realizar as compras de final de ano
Com a aproximação do Natal, o comércio começa a aquecer as vendas e a se preparar para atender a grande leva de consumidores, que deverá utilizar o seu décimo terceiro salário para bancar as compras de final de ano. E é neste período, que diversas lojas começam a contratar funcionários temporários para suprir as grandes demandas de atendimento.

Para as pessoas que estão desempregadas ou que perderam seus empregos recentemente, essa é uma ótima oportunidade para se lançar no mercado de trabalho. Segundo Rosana Ribeiro, coordenadora de recursos humanos da loja Esplanada, no período de maior movimento, as duas filiais sergipanas irão contratar de 25 a 30 pessoas, entre operadores de caixa, repositores de estoque, fiscais e auxiliares de serviços gerais, sendo que, cerca de 20 desses trabalhadores serão efetivados após o fim do contrato. Já o presidente da Associação de Lojistas e Shoppings (Alshop), Nabil Sahyoun, afirma que, no quadrante nacional, apenas 25% dos trabalhadores temporários serão admitidos.

A coordenadora ainda afirma que os critérios utilizados pela empresa para definir a contratação com carteira assinada são: dedicação, identificação com a função e, principalmente, o alcance às expectativas da empresa. Além disso, um bom desempenho durante a execução de atividades, o nível de escolaridade e a participação em cursos extracurriculares, também contam como critérios para seleção.

O estoquista Antônio Santos (26), que já prestou serviços temporários para as Lojas Americanas, acabou sendo efetivado na empresa apesar da grande concorrência. “Foi uma grande oportunidade para mim, pois pude adquirir experiência profissional, além de contribuir com a renda familiar. Hoje em dia não trabalho mais nesta loja, porém, devido à experiência adquirida, hoje trabalho em um emprego melhor”, conclui.


Trabalhadores temporários são contratados em lojas sergipanas


Esses empregos de fim de ano geralmente são mais ofertados por lojas que trabalham com varejo e atendimento direto ao público, por isso elas recebem uma grande demanda de currículos para serem analisados. “Para as 25 vagas que ofertamos, chegamos a receber em torno de 1000 currículos por mês”, afirma Rosana Ribeiro.

Segundo a Alshop, só no ano passado, a média de empregos temporários ofertados em shoppings, nesta época do ano, foi de 119 mil em âmbito nacional. Este ano a estimativa é superar o ano passado em 10%. No total, segundo a Associação Brasileira de Empresas e Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (ASSERTEM), o comércio ofereceu, entre shoppings, comércios populares e serviços terceirizados, mais de 229,6 mil empregos, frente aos 220,5 mil oferecidos no ano passado. E isso se deve à acentuação do consumo, que está ocorrendo por conta do bom período que a economia brasileira atravessa. Além disso, a facilitação das linhas de crédito e das formas de pagamento para as classes C e D, também estão favorecendo a intensificação dos gastos.

Lojas do centro atraem cada vez mais consumidores
nesta época do ano
 Apesar de a maioria dos comerciantes começarem a ofertar as vagas de emprego ainda em outubro, a coordenadora Rosana afirma que, por conta da aproximação do Natal, novas oportunidades de trabalho ainda estão surgindo. E ela ainda acrescenta que esse tipo de oportunidade de emprego é considerado um caminho quase garantido para a fixação no mercado de trabalho, porém, para que isto ocorra, é necessário que os profissionais temporários demonstrem maiores interesses e comprometimento, pois são essas as atribuições que destacam os empregados temporários dos efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010