Galeria de arte SESC Sergipe promove artistas locais

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Repórter: Moema Pascoini
Editor: Thiago Vieira
Peça da exposição Xiloanime (Divulgação)



Desde 2001 o SESC de Aracaju vem promovendo exposições de artistas locais, através do seu edital para uso da galeria de arte. A iniciativa tem como proposta dar mais visibilidade às artes plásticas na cidade, e conta com uma média de seis exposições por ano. 


Os inscritos no edital passam por uma banca composta por professores da Universidade Federal de Sergipe e pessoas ligadas à área das artes visuais. Segundo Cristiane Cardoso, responsável pela galeria, o SESC oferece “uma oportunidade de os artistas divulgarem as suas ideias e técnicas através do trabalho artístico”.


A última exposição em cartaz foi a Xiloanime da designer e artista plástica Gabi Etinger, que desde 2007 desenvolve trabalhos com a xilogravura. Dessa vez a artista trouxe o anime (desenho animado japonês), como tema.


Perguntada sobre o porquê dessa mistura, talvez um tanto inusitada, Etinger explica que tanto a xilogravura quanto o anime são duas paixões suas, “uma coisa que gostei muito foi o fato de ter apresentado a xilogravura para pessoas que curtiam anime e o anime para quem curte xilogravura, numa fusão de técnicas e trocas de informações”, completa a artista que já foi convidada para levar a Xiloanime para outros locais.


A próxima exposição, chamada “Três”, reúne três artistas sergipanos em uma exposição coletiva. Jamson Madureira, Marcelo Roque e Thiago Campelo apresentam seus trabalhos em parceria na galeria, a partir do dia 22 de novembro ficando em cartaz até o dia 7 de janeiro.
A abertura democrática de uma galeria de arte é um grande avanço em Aracaju, onde os espaços destinados às exposições são poucos e muitas vezes restritos. “Há algum tempo atrás tentei expor em uma galeria da cidade. Barraram três trabalhos. Aí deixei pra lá, se não vão todos não vai nenhum”, relata Thiago Campelo.


As informações sobre o edital estão no site do Sesc Sergipe e já se encontram abertas as inscrições para os interessados em expor na galeria a partir do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010