Abrigos dão novos lares a animais abandonados

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cães e gatos abandonados estão espalhados por diversos pontos da cidade. Esta situação só não é pior graças à atuação de instituições sem fins lucrativos que acolhem, tratam e colocam os animais para adoção. Em Aracaju, os animais podem contar com a ajuda das instituições Associação Protetora dos Animais (ASPA) e Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis, que contam com doações e trabalho voluntário.

A ADASFA possui quinze voluntários e dois funcionários. Ela acolhe em torno de quatro animais por semana, todos recebem cuidados e tratamento veterinário. Muitos já chegam  muito debilitados ou doentes, os veterinários que colaboram, cedem descontos nos procedimentos realizados. Frequentemente diversos eventos são realizados com o intuito de divulgar e conscientizar sobre a causa, como as Feiras de adoção, almoços para arrecadar fundos e mais recentemente a “Cãominhada” na Orla de Atalaia, que angariou também ração para o abrigo.
Empresas com o a PEDIGREE® apoiam a adoção de animais. Foto: www.tudibao.com.br
A ação da instituição não se restringe apenas ao acolhimento do animal, mas também luta pelos direitos dos animais, realizando diversos projetos educativos, como controle de natalidade e mutirões para a esterilização de cães e gatos. Proteger os animais também faz parte das funções do abrigo, fiscalizar maus tratos e denunciar crimes praticados contra os animais são as principais medidas tomadas. As denúncias são recebidas por email, a partir daí eles verificam para que a queixa seja prestada na delegacia,serviço prestado pelo abrigo mas que todos os cidadãos podem fazer.

Os procedimentos para a adoção são semelhantes ao de uma criança, o responsável assina um termo de responsabilidade, são avaliadas as condições de sua casa e sendo aprovado receberá o animal. Devido a esse controle, é possível resgatar os animais quando o proprietário o maltrata “Aconteceu um dos mais absurdos dos casos, Vitória foi adotada numa das feiras, fazendo as ligações para saber como os filhotes estavam achamos estranho o rapaz que adotou ela dar nenhum retorno. a única notícia que tivemos era que ela estava com diarréia e ele não havia levado em nenhum veterinário, a encontramos anêmica teve que ficar cinco dias internada e hoje está adotada por uma voluntária.” diz Alda Vanessa, diretora de adoções da ADASFA.

Além de ajudar a diminuir o número de bichos abandonados nas ruas, a adoção pode ajudar a preencher  um 'vazio' dentro dos lares, como relata a produtora de eventos Sheyla Matos. “A gente tinha carência de alegria aqui dentro de casa. Agora meus filhos já estão crescidos, cada um com seus afazeres e estressados, quando chegou Lili, todo mundo parou pra cuidar dela. Ela supriu aquela falta’’.


De acordo com a PEDIGREE®, existem cerca de 20 milhões de cães abandonados. A empresa ainda criou ainda a campanha "Adotar é tudo de bom”, e uma pesquisa científica realizada pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), em grupo liderado pelo professor César Ades, comprovou que o convívio com animais favorece sistema imunológico e reduz estresse. Acariciar um cão pode elevar os níveis de anticorpos que evitam a proliferação de vírus e bactérias. Então, o que você está esperando pra adotar?
Antes e depois da adoção

Strauss, Fany e Lili (de cima para baixo)


Ajude os abrigos de alguma forma,seja adotando,oferecendo lares provisórios para recuperação ou doando ração:

- Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (ADASFA)
Telefones: (Alda) 9950-6142; (Rosa) 8129-4749; e (Antônia) 8817-8175.

-Associação Sergipana de Proteção Animal (ASPA)
Rua L, loteamento Praia do Refúgio, Robalo
Telefone: (79) 3227-3155; (79) 3227-3155 ou Ana Valéria (0xx79) 9991-0328

Reportagem por Mariana Viana

Fotos: Arquivo pessoal

Edição e Arte por Eloy Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010