Mostra Aracaju atrai público sergipano

domingo, 21 de novembro de 2010

Luxo, ousadia e inovação são adjetivos que podem ser utilizados para descrever a 10ª Mostra Aracaju. A exposição, que é considerada um marco para o cenário da arquitetura, decoração e paisagismo do estado de Sergipe, esteve aberta a visitação do dia 1° de outubro, até o dia 7 deste mês.


Ambiente de exposição da 10ª Mostra (Foto: divulgação)
A edição da Mostra, que conta com mais de 29 ambientes planejados por 37 arquitetos, está localizada em uma casa na Rua Poeta Mário Jorge Menezes do Bairro Atalaia. O empreendimento que abriga o evento possui um total de 1,2 mil metros quadrados, sendo 900 metros quadrados de área construída, e foi construído na década de 80, tendo seu projeto assinado pelo arquiteto Décio Aragão.

Quem pôde comparecer a Mostra, viu tudo o que há de novo no cenário do design de interiores, e desfrutou de uma riqueza de detalhes singular, que permite que o expectador sonhe, e deseje levar seu sonho para casa. Além disso, a exposição também é importante para os arquitetos, que aproveitam a concessão do espaço para divulgar seus projetos. Segundo a coordenadora do evento, Mercês de Souza, esse ano a Mostra é motivo de comemoração, pois faz parte da vida do sergipano há 10 anos. “A Mostra está belíssima. Todos nós demos o melhor, as expectativas foram grandes, e o resultado superou todas elas.”                                                                  
 

Mini cozinha decorada por: Ana Stella, Marília Gabriela
Mauadie e Rivalda Ribeiro (Foto: folder de divulgação)

 



Cada ambiente foi projetado por um ou dois arquitetos. Dentre os espaços decorados, estão o quarto do casal, que foi projetado pelo arquiteto Edney Evangelista, a varanda, que foi decorada por Renata Rolemberg, o quarto do poeta, que foi feito pelas arquitetas Ana de Cáscia Martins e Marianna Martins, que se inspiraram no jornalista e poeta Araripe Coutinho. Além desse, há mais cômodos, como: sala de jantar, cozinha, closet, adega, home Office, que contam com a produção de Patrícia Aguiar, Isabelle Aguiar, Maria Hora, e de demais arquitetos do cenário sergipano.

As mudanças provenientes desses anos de duração são significativas, pois um grupo de profissionais do ramo de decoração se consolidou e se qualificou profissionalmente. E, associado a essa qualificação, ocorreu o crescimento, a diversificação e a dinamização do mercado ligado à arquitetura, decoração e paisagismo, bem como dos setores que apóiam essa atividade, como lojas de materiais de construção, de tintas, entre outras.

Acompanhando a consolidação do design e a dinamização do mercado em Aracaju, ocorreram também o crescimento e o fortalecimento dos cursos superiores direcionados a esta área. O primeiro curso do Estado a ser criado, foi o de Arquitetura e Urbanismo do Estado, ofertado pela Universidade Tiradentes (Unit). Nesta mesma instituição, também foi criado o curso de Design de Interiores. Já a Universidade Federal de Sergipe, abriu recentemente, na cidade de Laranjeiras, o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Todos esses fatores indicam as profundas transformações que ocorreram nas áreas de arquitetura e decoração do Estado de Sergipe. Além de tudo isso, vale ressaltar o crescimento que a Mostra Aracaju apresentou ao longo desses 10 anos. E isso se deve a participação dos profissionais, patrocinadores e visitantes, que demonstram bastante interesse nesta área que está em expansão.

Repórter: Bruna Guimarães
Editora: Monique Garcez




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010