Música sergipana é debatida em fórum

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Foto: divulgação.
A partir da necessidade de fomentar discussões sobre a realidade musical sergipana foi criado há aproximadamente um ano o Fórum Música Sergipe. Trata-se de um grupo composto por músicos, produtores e outros profissionais envolvidos na cena musical local. Com reuniões periódicas, além de uma lista de discussões virtual, o Fórum procura debater a conjuntura musical de Sergipe e criar uma agenda propositiva de ações que busque valorizar a produção e os profissionais da música.  Nomes como Antonio Rogério, Amorosa, Alex Santana, Edézio Aragão e Emanuel Garapa fazem parte desse projeto.

Desde outubro de 2009, o grupo tem feito algumas atividades para dar visibilidade tanto ao Fórum quanto à própria música sergipana, a exemplo da Caravana para a Feira Música Brasil, Campanha Pra Tocar e a lei 3211/2004, que prevê 15% de produção sergipana na programação das rádios. Entretanto algumas dificuldades são enfrentadas. Uma delas é o fato de não ter sede própria. As reuniões eram inicialmente feitas na Fundação Aperipê e atualmente na Casa Rua da Cultura. Outro fator que impossibilita alguns avanços diz respeito à institucionalização do Fórum, que ainda não aconteceu. Há ainda uma pequena participação das pessoas envolvidas com música que ainda não se integraram ao coletivo.
Profissionais da música regional. Foto: Leidivaldo Oliveira.

Entretanto o atual momento é significativo para o grupo, algumas ações estão sendo planejadas para estruturá-lo. Uma das primeiras será institucionalizar o Fórum e, em seguida, promover ações articuladas com outros áreas, como as artes cênicas, artes plásticas e a dança. Internamente foram criadas comissões a fim de estruturar e planejar ações que viabilizem a inserção de políticas públicas voltadas para a música. Para Samínirys Alves, a importância disso está na possibilidade de quebrar as barreiras midiáticas e inserir a música sergipana na programação audiovisual local. “É fundamental para a gente participar desse momento. Isso será para mim um aprendizado muito bom”, explica.

 O Fórum firmou uma parceria com o Observatório da Economia da Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe para a realização de uma pesquisa acerca do aparato produtivo e das criações musicais no estado. Os resultados dessa pesquisa poderão ser um norte para a criação e a aplicação de investimentos dos órgãos públicos na área. Para Edézio Aragão, o Brasil tem passado por reformas bastante significativas em relação ao tratamento da cultura pelo estado e a classe musical precisa estar organizada para esse novo cenário. “O FMS está desenvolvendo um papel chave nesse processo” ressalta. A Professora Verlane Aragão, uma das responsáveis pela pesquisa não foi encontrada para comentar o assunto.
O Fórum fima parceria com a UFS. Foto: Leidivaldo Oliveira.
Na reunião realizada no último dia 10 foram tiradas algumas deliberações para as próximas semanas. No dia 22 de novembro se comemora o dia do Músico e uma comissão irá à Assembléia Legislativa e à Câmara de Vereadores de Aracaju cobrar mais investimentos em políticas públicas para a produção musical. No mesmo dia, diversos artistas farão um show no Palácio do Governo Estadual. Uma comissão responsável por criar um modelo de estatuto para o Fórum. Foram indicados alguns nomes para serem eleitos por suas respectivas áreas de atuação: músicos, produtores, técnicos, donos de casas de shows, donos de estúdios.




Repórter: Leidivaldo Oliveira
Editor: Ethiene Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010