Pré-Caju: a festa que movimenta o verão sergipano

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Repórter: Catarina Schneider

Editor: Eloy Vieira

Foto: ASBT
Todo início do ano a cidade de Aracaju para. Durante quatro dias, a Avenida Treze de Julho é invadida por  milhares de pessoas, nativas e turistas, que vêm para participar desta festa que já é tradição. Apesar de pertencerem a lugares distintos, todas elas têm um objetivo em comum: brincar no Pré- Caju. O Pré-Caju, a maior prévia carnavalesca do Brasil, acontece na capital sergipana. Em 2011, comemora vinte anos de sucesso.

Histórico

A idéia da festa surgiu de uma família, Família Augustus, que desde 1990 esteve no ramo de show business com a inauguração da casa de show Augustu’s junatmento com o surgimento do axé music Durante a Noite do Parafuso, quando Asa de Águia fez um show no Augustu’s e convidou Fabiano Oliveira, um dos membros da família, para presenciar o bloco ‘Crocodilo’ no carnaval de Salvador. “Vendo toda magnitude da festa, um evento democrático onde todos podiam brincar, uma festa que movimentava o turismo, gerava emprego e mão-de-obra, foi que surgiu a idéia de fazer o bloco Com Amor, com o projeto Suas Férias com Amor em 19 de julho de 1992”, declara o empresário.

Devido ao sucesso da festa, que saía da Orla de Atalaia em direção ao estacionamento do antigo Augusto’s e durava somente um dia, três empresários se reuniram e deram início em fevereiro de 1993, a festa que virou a marca da cidade: o Pré- Caju.

A maior dificuldade no início encontrada foi a barreira cultural, já que as pessoas não conheciam o novo ritmo, mas, logo foi muito bem aceito pelo público. A festa conta com a participação do governo do Estado que auxilia com a segurança, limpeza, ordenamento dos ambulantes, Samu, SMTT e conta também com a PPP, Política Pública Privada.

A prévia carnavalesca tomou grandes proporções e já faz parte do calendário turístico nacional. “É um marco turístico, sendo o único carnaval fora de época em pleno verão, que traz artistas nacionais e também conta com a participação dos artistas locais”, afirma Fabiano Oliveira. Os shows reúnem cerca de 300 mil pessoas por dia e movimenta mais de 70 setores gerando em torno de 20 mil empregos, direto ou indiretamente nos aeroportos, hotéis, rodoviárias, restaurantes, etc. 

Foto: ASBT


Para os foliões, a festa não se compara a nenhuma outra em muitas cidades a fora. Jefferson Santana, 25 anos, já participou do Pré-Caju durante 8 anos e diz ser uma festa de grande importância para cidade. “O nível da festa está melhorando, principalmente na questão de segurança, a violência diminuiu muito’’. Ele diz que não vai pelas bandas, mas para estar com os amigos.

Transferência do local

Fabiano Oliveira fala sobre a festa. Foto: Infonet
A transferência para o Mercado Central durante dois anos como tentativa de mudança e de levar a festa para o centro histórico da cidade, foi a maior modificação feita na festa durante esses vintes anos, mas não foi bem recebida pelos foliões. “Foi quando eu pensei em desistir”, declara Fabiano. Porém, através de uma pesquisa feita, as pessoas que moravam na Treze de Julho e os foliões de um modo geral, pediram o retorno da prévia carnavalesca para o seu local de origem. “97,8% população pediu a volta do Pré-Caju para a Treze, e foi o que consolidou a prévia carnavalesca. A saída do Pré-Caju da avenida está fora de cogitação”, declara.

Pré-Caju 2011

A Associação de Blocos e Trios, ASBT, é responsável por toda a organização da festa, desde a contratação das bandas, passando pelos abadás, até a decisão da ornamentação. Próximo ano, a ASBT pretende fazer uma divulgação maior do São João de Sergipe, decorando os camarotes e auxiliando a divulgação pelos cantores.

Foto: ASBT


O evento do ano que vem deve contar com uma diversidade de ritmos, como o axé, lambada, reagge, forró e música eletrônica, que estarão presentes em camarotes e no Palco da Ilha. As atrações confirmadas para agitar a festa são: Ivete Sangalo, Chiclete, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Forró do Muído, Chicabana, Frevo de Recife no Caranguejo Elétrico e muitos outros. São 4 blocos e 6 trios na ‘pipoca’ durante cada noite de folia. A escolha de quem se apresentará no Pré-Caju é bem simples. “Através de pesquisas diárias, vemos o que está em alta e o que agrada mais ao público”, revela Fabiano.

A prévia é uma festa aberta que durante quatro dias promove alegria, divulgação para Sergipe e movimenta a economia do Estado, se tornando um marco da cidade. Para comemorar os vinte anos, a festa vem com mais atrações na avenida, a exemplo da banda Cheiro de Amor, que puxará o bloco Com Amor na sexta-feira de folia. Então, vista seu abada, junte-se com seus amigos e venha curtir a melhor e maior prévia carnavalesca do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010