Anjos de Enfermagem promovem nova campanha no mês de novembro

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Anjos da Enfermagem é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu em 2003, no Ceará, e presta assistência às crianças portadoras de câncer.  O projeto, que é apoiado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN’s), está espalhado por 17 estados do país e, durante o mês de novembro, promoveu a campanha “Dia D- Dia de dentista”, onde foram distribuídos kits de higiene bucal para todas as crianças assistidas pelo projeto. 

Os 8 estudantes de enfermagem que são voluntários
 do projeto
Em Sergipe, a instituição se fixou em 2009, por conta do apoio dado pelo COREN, que achou importante implantar um programa de incentivo a humanização da profissão aqui no Estado. E para abraçar a causa, também vieram a Faculdade de Sergipe (FASE) e a Universidade Tiradentes (UNIT), que selecionaram duas professoras para coordenar o trabalho do grupo de oito alunos do 1º ao 4º período do curso de enfermagem, e para ajudar a coordenadora estadual do projeto.

O objetivo dos Anjos é desenvolver  campanhas, festas comemorativas e visitas às crianças portadoras de câncer. Durante todas as sextas-feiras, o grupo (formado por oito anjos e três enfermeiras) vai até o setor de oncologia do HUSE e promove brincadeiras e diversão não só para as crianças, mas também para os pais e funcionários do local.



Segundo a coordenadora estadual, Mônica Novais, durante o ano de 2010 foram promovidas as campanhas “Doe Alimento, Doe Vida”, “Higiene é Saúde”, “Dia D- Dia de dentista”, além de todas aquelas desenvolvidas em dias fixos e datas comemorativas como Páscoa, São João, Dias das Crianças, Natal e etc. “Na primeira foram distribuídas 40 cestas básicas para as famílias das crianças, na segunda fizemos a entrega de xampus, pentes, escovas, toalhas e hidratantes, já na terceira organizamos um trabalho de conscientização a respeito da importância da saúde bucal”, acrescenta.
Visita dos Anjos da Enfermagem a AVOSOS
Na campanha “Dia D - dia de Dentista”, realizada no mês anterior, foram distribuídos 40 kits de higiene bucal, contendo toalhinha, escova de dente, pasta e mais uma lembrança. Além disso, durante o evento de divulgação dela, foi ministrada uma palestra com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da saúde bucal, além de uma encenação teatral preparada pelos Anjos.

A coordenadora estadual ainda comentou a respeito de um dos momentos mais emocionantes que já ocorreram, que foi quando Dona Carla, mãe de um dos pacientes da oncologia do HUSE, resolveu prestar uma homenagem aos Anjos. “Em um determinado dia, quando estava ocorrendo a entrega de brinquedos, uma das mães resolveu gravar um depoimento. Segundo ela, as visitas do grupo deveriam ser feitas em mais de um dia da semana, pois seu filho melhorou bastante depois que conheceu os Anjos. Ela falou também sobre o Anjo “Pingo”, que, de forma especial, encanta o seu filho”, conta Mônica, emocionada.


 Mãe de paciente fala sobre a importância dos Anjos da Enfermagem 

Para Nayana, estudante de enfermagem da UNIT e integrante dos Anjos, é extremamente gratificante participar do projeto. “Fico feliz quando vejo o brilho nos olhos das crianças, dos pais e da equipe de saúde também. Além disso, todos nos recebem muito bem”, comenta. A estudante, que adota o personagem “Panda” nas visitas, conta que cada momento junto às crianças é único, mas que ainda é muito difícil superar a dor da perda. “É complicado lidar com a morte, e há muito que trabalhar ainda em relação às emoções”, completa.

Panda (Nayana), integrante dos Anjos
Todos os integrantes do grupo, além de terem sido devidamente capacitados para trabalhar com as crianças, se vestem de forma alegre, e se portam de maneira descontraída. Suas roupas e materiais são padronizados, ou seja, Anjos de todos os Estados vestem o mesmo uniforme.

Teresinha Dias, coordenadora local do projeto, explica que os Anjos proporcionam uma oportunidade de exercício da humanização. “O programa facilita o acesso precoce dos acadêmicos de enfermagem, ao processo ensino e aprendizagem da humanização e voluntarismo”, diz. Para ela, que está no grupo desde fevereiro de 2010, um dos grandes desafios é conciliar compromissos pessoais com aqueles preconizados pelo projeto, e atrair voluntários e doações. “Temos o desafio de amadurecer e empreender voluntários para colaborar conosco. É necessária a ajuda de todos para que possamos obter êxito e para mostrarmos que existem inúmeras formas de realizar o sonho daquelas crianças”, destaca Teresinha.

A iniciativa, que a cada dia conquista mais adeptos, está dando muito certo e está trazendo de volta para as crianças portadoras de câncer a alegria de viver. Através do projeto, elas têm a oportunidade de aproveitar a sua infância, e de sair, nem que seja por alguns momentos, da dura rotina de um hospital. A alegria dos Anjos da Enfermagem atinge não só as crianças, como contagia também funcionários, médicos e pais que estão lá presentes.


Repórter: Verlane Estácio
Fotos e vídeo: Monique Garcez
Editora: Monique Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010