Sétimo filme da saga Harry Potter reanime devoção dos fãs

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reportagem e fotos: Moema Pascoini
Edição: Thiago Vieira

Na última sexta-feira (26) estreou nos cinemas de Aracaju o novo filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I”, da série literária criada em 1997 pela britânica J. K. Rowling. Ainda uma febre, a saga estimula sentimento de identidade entre os jovens fãs do bruxo.



Trailer oficial de Harry Potter e as Relíquias da Morte
A série arrebatou milhares de fãs no mundo todo e a história da escritora britânica gerou a comercialização de diversos produtos associados aos personagens, alimentando o que poderíamos chamar de “indústria da adoração”. Questionada sobre o comportamento desses seguidores a psicóloga Ciceli Carvalho diz que “essa relação entre o gostar de uma história e torna-se seguidor é atravessada pelo grande apelo midiático que gira em torno do universo do entretenimento”.
Membros do fã-clube PotteringSE

Os fãs costumam adquirir, às vezes de maneira compulsiva, produtos que usam como referenciais dos personagens pelos quais tem admiração. Segundo Giceli, “tais exageros no comportamento são previstos pela indústria do consumo, que produz variadas formas de se relacionar financeiramente com tais produtos e isto para os seguidores são demonstrações de interesse”, completa.

Mesmo sofrendo influência da mídia como um todo, esse tipo de comportamento é considerado pela psicóloga natural entre os adolescentes. Eles buscam uma identidade e encontram em personagens de filmes, em músicas ou em livros elementos com os quais gostariam de ser identificados. Um dos pontos positivos que isso acarreta é a socialização dos jovens.

Em Aracaju, o fã-clube “PotteringSE”, que reúne admiradores de Harry Potter, conta com 20 membros ativos e cerca de 125 integrantes através da rede social Orkut. Ruam Marcell Ferreira, que também se identifica como Ruam Potter, diz que entrou no fã-clube para conhecer outras pessoas que também gostavam da saga. “Eu agradeço a Deus e a J. K. Rowling pelas amizades que conquistei neste fã-clube”, declara.

Réplicas de objetos dos personagens do filme
No entanto, é necessário que pais fiquem atentos aos padrões de comportamento dos filhos. Em algumas pessoas pode ocorrer o efeito oposto, “o individuo distancia-se das figuras e referências próximas e se torna um devoto solitário”, alerta Giceli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010