Categoria futebol society cresce em Aracaju

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os campos dessa modalidade são em grama sintética
O futebol faz parte da vida dos brasileiros. A prática desse esporte aumenta a cada dia e a forma como ele é jogado também diversificou-se. Há o futebol de campo, de areia, futsal e também o futebol Suíço, ou futebol society, como se tornou conhecido. Com o desaparecimento dos terrenos baldios, áreas antes usadas como “campinhos de pelada”, o society se torna, apesar de ter apenas 25 anos de história no Brasil, a melhor opção para substituir esses locais.

Mas afinal, o que é futebol Society? É uma variação do futebol, jogado em campos menores e, usualmente, com grama sintética (ou outros materiais artificiais). Além disso, essa modalidade é disputada com sete atletas de cada lado e tem regras próprias. Os campos de society são particulares, na qual se paga uma taxa para poder jogar. O valor do aluguel é de R$ 70 a R$ 100 por hora. Muitos podem achar o preço salgado, entretanto, essa quantia é dividida entre dez e quatorze jogadores. 

Arte por Lucas Peixoto
 Em Aracaju, há uma grande diversidade de campos society, como a Arena Futebol Society, Camisa 10 Society Club Ltda., Futebol e Cia, áreas do SESI, Serviço Society Club, entre outros. Atualmente são realizados diversos campeonatos oficiais, entre eles o Campeonato Paulista, abrangendo desde as categorias ‘Fralda’ até a ‘Principal’. Hoje, no Brasil, existem Federações de Futebol Society em 26 Estados.

Christian Uchôa, jogador amador de society
Com toda a popularização do esporte, é natural encontrar grupos de amigos que joguem regularmente, muitas vezes com o intuito de se divertir. Christian Uchôa, jogador assíduo dessa modalidade, afirma que as peladas são para descontrair, sem muita disputa acirrada.  “Eu jogo toda semana e sempre com amigos, sem muita competição”. Para ele, o que o society tem de diferente das outras variações do futebol é a grama sintética, que torna o jogo mais rápido e bom de jogar. “Sem falar que jogamos com apenas cinco na linha, no lugar de sete como prevê as regras, o que deixa ainda mais competitivo”, afirma Christian.
 
Jorge Motta, professor de educação física e jogador amador de society
Brincadeiras à parte, toda prática esportiva necessita de cuidados com a saúde, e com o futebol society não seria diferente. Por isso, antes de qualquer prática esportiva, deve-se fazer um alongamento e aquecimento. “Antes de qualquer atividade física a gente precisa se aquecer para que se evitem lesões musculares”, afirma Jorge Motta, profissional de educação física e também peladeiro do society. A prática do esporte, em geral, não traz malefícios, desde que seja praticada sem excessos. “No caso do futebol society, que é praticado majoritariamente por sedentários, o dito atleta deve ter consciência de como se encontra fisicamente para não comprometer a saúde”, explica Jorge.

Para jogar nos clubes particulares de society de Aracaju, não precisa filiar-se. Todos eles trabalham com o “aluguel” dos campos. Os society funcionam durante toda a semana, o horário é o que varia. Segundo Natalie Santana, secretária do Camisa 10 Society Club, os finais de semana são os mais movimentados. “Nós sempre temos gente jogando aqui durante a semana, mas nos finais de semana, a procura é muito maior”, afirma. 

Arte por Lucas Peixoto
 Visando agradar a clientela, o Camisa 10 Society Club, conta com uma infraestrutura diferenciada. Além dos campos de grama sintética, o estabelecimento possui churrasqueira, espaço para festas e eventos, lanchonete e até escolinha de futebol society para crianças de até 12 anos. Para Natalie, isso acontece porque o society tem se tornado popular entre os aracajuanos. “Tentamos oferecer coisas diferenciadas para que os nossos clientes fiquem satisfeitos. Nós temos concorrência e por isso, fazemos o possível para sermos sempre à primeira opção”.





Reportagem e fotos por Bruna Guimarães
Editado por Lucas Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010