Eu twitto, tu twittas, ele twitta no 1º #TwittenencontroAju

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O microblog Twitter, cuja morte já fora anunciada pelo site Twitpocalypse, e agourada pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, contrariando-os, não para de crescer. A cada dia novos 300 mil cadastros são feitos, e o número total de novos usuários já passou dos 105 milhões. Aracaju não fica de fora dessa real estatística, fato comprovado pelo grande sucesso de público na primeira reunião do gênero.

Gabriela, recepcionista do evento, ainda não criou
seu perfil no Twitter.

Twitter + Encontro = Twittencontro: Local previamente combinado onde indivíduos que se relacionam na twittesfera se reúnem  para discutir assuntos transdisciplinares de mútuo interesse. Após vários desses  encontros de twitteiros pelo Brasil e pelo mundo, os sergipanos @marciorocha1, @Oswaldo_Vilela convocaram a twittesfera aracajuana para se reunir sob os auspícios de Marcos Andrade no @Chopp_13. Do happy hour da sexta-feira redundantemente quente até às 3 de uma fria madrugada do sábado, o público presente para o evento de quase 400 pessoas  pôde conversar muito além dos 140 caracteres.


O profissional da imprensa,
Márcio Rocha. 
Perguntado sobre a origem da coisa, Márcio Rocha disse que “algumas reuniões lá em casa – as Marcio's Hall, articuladas pelo Twitter, chegaram a ter mais de cinquenta pessoas. E quando o governador de Sergipe @MarceloDeda foi lá então os 200m² do meu quintal ficaram menores ainda”. Outras reuniões, basicamente articuladas entre os profissionais da imprensa, foram surgindo, como o @NosnoCabare, idealizado pelo jornalista Chico Freire; o @papo_ufs, que tem uma maior participação do pessoal de Publicidade. Para esse evento eles divulgaram apenas entre seus followers (seguidores) no microblog. Nos últimos dias é que rádio, tv e impresso ajudaram na divulgação.

Twitteiros reunidos


@Samurai Negao, que responde também por Tiago Almada, assim que chegou tentou tentou tentou e não conseguiu encontrar a rede. Ia twittar. “É um vício”, diz. “É mesmo”, enfatiza Márcio que está do lado: “Talvez venha daí a sua possibilidade de fracasso como rede social”, profetiza. Almada entrou no tweeter e como os quase 60% que o fazem: ficou na inatividade. Isso no final de 2009. Daí a buscar assuntos específicos como informes sobre games, animes, cinema, etc. O estudante de rádio da UFS  também usa o Twitter para acertar alguns compromissos sociais.

Anselmo Oliveira, professor de Direito da Escola Superior da Magistratura de Sergipe (ESMESE) e Juiz do TRE sergipano, é muito pró-ativo no uso da nova tecnologia. Antes do evento twittou “A turma dos tuiteiros no chopp 13. Está começando agora. Ainda há tempo." Já na metade do evento postou “O #twitterencontroAju está muito bacana. Não tem nem lugar pra sentar.”

Seu filho, Samir Oliveira, responsável por sua presença no evento, pega emprestado seu ipad e tweeta uma síntese do #twitterencontroaju: Palavras do @senhorextremo: "Sucesso total: nunca tantos nerds sociliarizaram entre si na história da humanidade!”  Pouco depois, “Happy hour tecnológico em família no @chopp_13! Eu e @profanselmo! #TwittencontroAju”. Samir é profissional de TI e trabalha no Tribunal de Justiça. Começou a usar o Twitter para aproveitar promoções com empresas que ele seguia, como a Oi, TAM, Gol, etc. Depois, ampliou para outros assuntos que o interessam, como a astronomia e política. É seguidor e admirador do governador da Califórnia, @Schwarzenegger .
 
Dr. Anselmo Oliveira, entusiasta das novas tecnologias
conversa com Victor Bruno, estudante de Comunicação
da Universidade Federal de Sergipe.
Anselmo diz que a maior vantagem do Twitter é a comunicação imediata e o contato direto com o eleitor. Às vezes, alguns jornalistas que o seguem reproduzem na mídia algo que ele tenha tweettado. Uma das mais novas divulgada no Twitter pelo Juiz do TRE de Sergipe é a posse na Presidência do Fórum Nacional dos Juizados Especiais, no dia 27 de novembro. "Você escreve algo no Twitter e os profissionais da imprensa local que seguem você já sabem. É pá-puf!"

No Brasil há twittencontros em várias cidades, como Recife, Maceió, São Paulo, twitteiros soteropolitanos adventistas, twitteiros corintianos, algumas reuniões já em sua segunda ou terceira edição, como foi o caso do TwittencontroRN, que contou com uma programação com vários palestrantes discutindo como extrair uma maior função social dessa rede tão popular, além de uma conferência via Twittcam com a autora de telenovelas Glória Perez, e ainda um segundo painel de debates sobre a importância do uso das mídias eletrônicas nas eleições.

Kadydja Albuquerque e Rodrigo Rocha
do blog www.agenteviaja.com


No âmbito comercial também se vê o avanço do uso das redes sociais por várias empresas, que têm voltado suas atividades para o desenvolvimento de aplicações para o Twitter, proporcionando aos usuários maneiras e interfaces alternativas para a utilização do microblog, como sorteios, promoções, e até mesmo uma análise mais aprofundada da opinião dos usuários a respeito da suas marcas ou serviços já podem ser feitas através de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) desenvolvidas. Em Sergipe, essa mudança já é perceptível. Acessórias do Governo, ONGs restaurantes, lojas, bares e as mais diversas empresas já passaram a fazer seu uso com o intuito de divulgar aos usuários sergipanos suas atividades de maneira ampla e rápida.


Marcos Dantas, Márcio Rocha e Oswaldo Vilela, 
idealizadores do 1º #TwittencontroAju


“Já estamos pensando no próximo”, informa Oswaldo Vilela, atual Secretário Estadual de Cultura do PT em Sergipe e um dos criadores do encontro na capital sergipana. Na campanha eleitoral de 2010, o Twitter e outras populares redes sociais foram bastante usados pelos partidos políticos. É uma tendência que cada vez mais se acentua, pois permite que o partido e o candidato tenham maior contato com seu eleitorado internauta. Marcos Dantas informa que a casa já está preparada: "Que venham os próximos encontros". Logo abaixo fotos do 1º #TwittencontroAju.



Reunião de pais e filhos, amigos virtuais se tornando amigos de carne e osso, parcerias comerciais se estabelecendo. Laços fortalecendo-se no fogo brando das cervejas geladas e fartas do open bar oferecido a módicos preço. Ao contrário do que reza a velha lenda de que o mundo virtual afasta as pessoas, ali naquele #Twittencontro mostrou-se exatamente o contrário disso. Pode-se dizer que o #TwittencontroAju foi, em boa parte, o reencontro de velhos amigos que nunca se viram.


Repórter: André Teixeira
Editora: Taylane Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010