Procura por academias aumenta com a chegada do verão

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O movimento das novas matrículas nas academias começa a aumentar em Setembro e Outubro. Durante o verão, que começa no fim de Dezembro, as academias tendem a esvaziar, já que muitos dos frequentadores, devido as festas de fim de ano, viajam para outras cidades. “Nessa época que antecede o verão, o pessoal procura muito as academias, mas já no final do Dezembro o número de matrículas novas cai bastante”, afirma Alex Silva, gerente e professor de educação física da academia Vida e Forma.
Academias lotam no período que
antecede o verão. Fonte: Site Jornale
O público é formado geralmente por jovens, com idade entre 18 e 30 anos, preocupados com a estética, e que buscam resultados rápidos em um breve espaço de tempo. "As pessoas acreditam que conseguirão emagrecer ou ganhar massa rapidamente. Cerca de 70 a 80 % desses novos alunos querem perder peso ou ganhar músculos e não melhorar a qualidade de vida", ressalta o professor. Outra característica desses novos freqüentadores das academias é que eles não criam o hábito da prática de exercícios. Geralmente frequentam os centros de ginástica durante dois ou três meses para logo depois abandoná-los.
A maior busca ainda é a musculação e por razões estéticas, embora outros vários motivos sejam também recorrentes, como recomendação médica, emagrecimento e condicionamento físico. A respeito da diferença entre o número de homens e mulheres que abrem novas matrículas, Alex afirma “Nossa clientela é equilibrada, mas é predominantemente masculina. Cerca de 55% dos novos alunos são homens, contra 45% de mulheres”.
A estudante universitária Juliana Batista, de 19 anos, começou a se exercitar há pouco mais de um mês e acredita que os resultados já começam a aparecer. “Comecei a malhar pra ter uma vida mais saudável e também um corpo bacana e assim me sentir bem comigo mesma. Já perdi dois quilos e quero perder mais pra ficar bem pro Pré-Caju, mas sem exageros”, conta.
Essa busca rápida da boa forma, porém, nem sempre garante o resultado desejado. Na corrida pelo corpo perfeito é necessária a mínima freqüência, disciplina e, inclusive, paciência. Manter um ritmo de treinamento e uma dieta balanceada são fundamentais. Alex diz ainda que recomenda sempre para seus alunos alguns cuidados essenciais nessas época de verão, como se alimentar de comidas leves, beber bastante líquido, comer muitas frutas e ingerir proteínas após o treino para o auxilio no metabolismo.
Musculação é o exercício mais procurado. Fonte: Getty Images
Embora a atividade física seja benéfica para a saúde, é preciso ficar sempre alerta aos perigos que o excesso de malhação pode trazer para as pessoas em busca de um corpo escultural em curto prazo, lembra o professor."Tentar entrar em forma em um ou dois meses é arriscado. Não adianta estabelecer grandes metas para serem atingidas em pouco tempo, porque o excesso de atividades pode afetar principalmente as articulações. A pessoa deve lembrar que só pode fazer aquilo que o corpo suporta", ressalta.
Mais músculos e menos gordura são o objetivo de quem resolve suar a camisa para poder exibir um corpo bonito. Mas nessa maratona pela busca de uma bela silhueta, nem sempre vale tudo. Para ficar em dia com a saúde e ficar bem pro verão, é necessário ter responsabilidade e consciência de seus próprios limites. É fundamental evitar exageros como permanecer horas na malhação ou mesmo dias sem comer ou seguir novas dietas sem a recomendação de um nutricionista.
“Eu só queria ressaltar que a atividade física é muito importante, independente de ser dentro ou não de um espaço fechado. Eu acho que as pessoas têm que procurar mesmo, tem que se mover, fazer atividades, tanto em parques como academias. O sedentarismo hoje está ocupando uma grande parcela da população”, conclui Alex.

Repórter: Jovaldo Júnior

Editor: Ethiene Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010