ENADE invalida diploma de alunos irregulares

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em novembro, foi aplicado o Exame Nacional dos Estudantes. Dúvidas são constantes entre alunos das escolas técnicas e das universidades brasileiras sobre o que é e para que serve essa prova.
O mais importante a ser esclarecido é que o Enade serve como uma ferramenta para análises qualitativas dos cursos técnicos e superiores do país, aprovados pelo Ministério da Educação. É com esse exame que os governos vigentes distribuem verbas às instituições de ensino a fim de melhorar as deficiências de cada curso oferecido.
O exame avalia a qualidade dos cursos
 superiores no Brasil . Fonte: www.blogmail.com.br

Atrelado a isso, está o reconhecimento das particularidades profissionais em cada estado do Brasil, pois os resultados demonstram a visão da realidade nacional e mundial do aluno, além de suas capacidades individuais no domínio de outras áreas do conhecimento humano. Portanto, é imprescindível a participação dos estudantes selecionados para que um determinado nível da qualidade educacional seja garantido.

Esse ano, foram escolhidos os cursos superiores de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia e os cursos técnicos de Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. Mas não são todos os alunos desses cursos que participam. Na verdade, três grandes grupos foram escolhidos.

O primeiro é formado pelos ingressantes. Esses alunos são os que, até agosto de 2010, cumpriram entre 7% e 22% do total de créditos do seu curso ou, no caso dos cursos superiores de tecnologia com até 2.000 horas, possuíam entre 7% e 25% da grade curricular.
O segundo, formado pelos concluintes, possuiu alunos que, até a data referencial, cumpriram mais de 80% do total de créditos do seu curso ou, no caso dos cursos superiores de tecnologia com até 2.000 horas, possuíam mais de 75% da grade completa.
E o terceiro e último grupo foi formado pelos alunos irregulares. Deles, faziam parte os estudantes que estiveram obrigados ao Enade de anos anteriores e, por alguma razão, não participaram da prova no ano de sua habilitação, e nem  foram beneficiados com dispensa pelo MEC.
Os estudantes devem estar atentos à lista de convocados.
Fonte: www.pbagora.com.br

Os alunos não regulares tornam-se impedidos de adquirir o diploma, ficando, em algumas áreas, impossibilitados de atuar na profissão que exige a respectiva formação. O único jeito de regularizar a situação é fazer o exame do ano subseqüente.
Outra circunstância importante a ser observada é a do aluno que eventualmente acumula dupla situação de concluinte e/ou ingressante em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2010. Nesse caso, o estudante deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cartão de Informação do Estudante.

Tendo em vista os benefícios e as possíveis restrições futuras, é muito importante que não se deixe de participar do Enade, pois além de auxiliar a melhoria do ensino no Brasil, não se corre o risco de ter o diploma inválido por no mínimo um ano depois do fim de sua formação.

Repórter: Victor Bruno

Editor: Ethiene Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010