9ª Semana Nacional de Museus movimenta casas de memória sergipana

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Em comemoração ao Dia Internacional do Museu (18 de maio), aconteceu, entre os dias 16 e 22 deste mês, a 9ª Semana Nacional de Museus. O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), bateu recorde este ano com a participação de 1.006 instituições museológicas, incluindo casas de cultura, galerias e bibliotecas espalhadas por todo o Brasil.

Em Sergipe, os cinco municípios que contam com museus participaram do evento: Aracaju, Boquim, Canindé de São Francisco, Laranjeiras e São Cristóvão. Durante toda a semana, as principais casas de memória do estado criaram programações bastante diversificadas com oficinas, palestras, shows musicais, espetáculos de teatro e circo, exposições, seminários e mesas redondas, no intuito de atrair sergipanos e turistas para conhecer a história e a cultura de Sergipe.
Antigo Atheneuzinho passa por reformas para se tornar o 'Museu da Gente', o 1º museu
multimídia do estado


Museu de Arqueologia de Xingó

O Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), que tem sua sede administrativa na Universidade Federal de Sergipe e seu local de pesquisa e exposição em Canindé de São Francisco, também participou da celebração. No entanto, por falta de servidores públicos na sede museológica de Xingó, uma de suas maiores dificuldades, a programação, que estava prevista para toda a semana, só pôde ocorrer em cinco dias (de quarta a domingo).


O Prof.º Dr.º Albérico Nogueira de Queiroz, diretor do MAX, ressalta a importância desse evento. “A realização de uma Semana de Museus faz com que eles divulguem e diversifiquem suas atividades, e isso no país inteiro. Nessa época, os museus desenvolvem atividades extras às atividades normais, promovem algo diferente do que normalmente oferecem”, diz ele.
Albérico Nogueira (Diretor do MAX)


O MAX recebeu, em comemoração ao dia internacional do museu, toda a população local e também escolas do município e do restante do estado para conhecer o museu e ter contato com algumas das pesquisas desenvolvidas na área e seus respectivos pesquisadores. “Também falamos sobre as rendeiras da região de Xingó, da proteção do patrimônio cultural do estado e resgatamos um pouco da memória local através das apresentações de grupos culturais tradicionais da região de Xingó”, acrescenta o diretor.

Além disso, houve uma palestra ministrada pelo Prof.º Albérico no dia 19, em que um dos pontos mais comentados pelos estudantes, que lotaram o auditório do MAX,  foi a importância social do arqueólogo  que pode atuar dentro da comunidade e ajudar na valorização da história local, trazendo informações, por exemplo, sobre o artesanato daquela região e assim mostrar, dentre outros aspectos, sua origem. 
Palácio Museu Olímpio Campos

O Palácio Museu Olimpio Campos (PMOC), que comemorou no dia 21 de maio seu 1º ano como museu, abriu suas portas excepcionalmente nesta segunda-feira (16), para receber, em um café da manha, funcionários, gestores, profissionais da área turística e imprensa. Na ocasião, o diretor-geral do PMOC, Oyama Teles, falou sobre a importância do local para o resgate da memória do estado. “Em um ano de existência, os números mostram o quanto o palácio-museu representa para a nossa sociedade. Temos excelentes números de visitação”, disse ele durante a palestra. O palácio-museu, sede do governo do estado nos séculos XIX e XX, recebeu 37 mil visitantes neste ano e contou com o aumento de 442 peças em seu acervo, incluindo mobílias, publicações raras e obras de arte.
PMOC completou, neste ultímo dia 21, seu 1º ano como museu
Durante a semana de museus, houve a participação do grupo de música renascentista ‘Renantique’, a peça teatral "Fragmentos da História Sociopolítica de Sergipe", entrega de placas a personalidades que contribuíram para o PMOC e a exposição de telas pintadas por crianças com deficiência intitulado "Um parabéns especial ao Palácio Museu".

A polêmica de Araripe Coutinho

No dia 19 de maio, dois dias antes do aniversário do PMOC, fotos do poeta Araripe Coutinho nu tiradas no palácio-museu foram parar na internet e causaram polêmica de proporção nacional. Segundo o poeta, as fotos foram tiradas em 2005 quando o museu ainda estava em obras e ele usou de seus ‘conhecimentos’ para entrar e fazer as fotos. A Secretaria da Casa Civil informou que, desde a inauguração, o local tem 13 câmeras de segurança e vigilantes em regime de 24 horas, sendo assim impossível o poeta ter feito as fotos sem que ninguém visse. Informou também que uma sindicância já foi aberta para apurar o caso.


Reportagem sobre o caso Araripe Coutinho no Jornal Hoje (Rede Globo) 

Apesar da polêmica, a 9ª Semana Nacional de Museus continuou com as atividades programadas pelas casas de cultura e memória de nosso estado: Casa Curta-se promoveu a ‘Mostra Memória Sergipe’, exibindo alguns curtas-metragens sergipanos dos últimos 10 anos; palestra sobre a Virgem Maria, no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão; exposição ‘Mulheres Negras’, no Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e muito mais.
Museu do Homem Sergipano também está na programação da Semana Nacional de Museus
Se você ainda não conhece os museus e as casas culturais de Sergipe, confira abaixo:

Museus em Sergipe

Museu
Situação
Localização
Museu Afro-Brasileiro de Sergipe
Em funcionamento
Cidade de Laranjeiras/
Sergipe (Rua José do Prado Franco, 70)
Museu Histórico de São Cristóvão
Em funcionamento
Praça Senhor dos Passos - São Cristóvão
Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
Em funcionamento
Praça Heráclito Diniz Gonçalves, nº 39, no centro de Laranjeiras/SE.
Museu de Rua Memorial da Bandeira
Fechado para reforma
Praça da Bandeira, Av. Barão de Maruim. Aracaju/SE
Museu de Rua Ponte do Imperador D. Pedro II
Em funcionamento
Praça Fausto Cardoso, Centro. Aracaju/SE
Em funcionamento
Av. Beira Mar, 626, 13 de Julho. Aracaju/ SE
Museu Galdino Bicho
Em funcionamento
Rua Itabaianinha, 41- Centro. Aracaju/SE
Em funcionamento
Rodovia Juceslino Kubitschek, km 52 s/n
Canindé do São Francisco-SE
Em funcionamento
Praça Fausto Cardoso, Centro. Aracaju/SE
Museu do Ex-votos de Sergipe
Em funcionamento
Praça do Carmo, São Cristóvão/SE
Casa de Cultura João Ribeiro
Em funcionamento
Rua João Ribeiro, s/n, Laranjeiras – Sergipe
Casa de Folclore Zé Candunga
Em funcionamento
Travessa Coronel de Freitas, nº 49, na cidade de Laranjeiras/SE.
Museu do Homem Sergipano
Em funcionamento
Rua Estância, 228, Centro. Aracaju/SE
Museu Raimundo Fonseca
Em funcionamento
Avenida Manoel Eugênio, s/n, Centro. Boquim/SE
Memorial do Tribunal de Justica de Sergipe
Em funcionamento
Palácio Sílvio Romero, Praça Olímpio Campos, 417 - Centro. Aracaju/SE
Museu da Gente, antigo Atheneuzinho
Fechado para reforma
Av. Ivo do Prado, 398, Centro. Aracaju/ SE

Repórter: Anne Samara Torres
Fotos: Anne Samara Torres
Edição: Adler Berbert


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010