Programa ‘Embaixadores de Sergipe’ encerra caravana pelo Nordeste

quinta-feira, 26 de maio de 2011

"Embaixadores de Sergipe"
Termina nesta quinta feira, 26, a etapa nordeste do programa ‘Embaixadores de Sergipe’, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com o Governo Federal. Durante dez dias, técnicos da Setur e representantes do setor se reuniram em caravana para divulgar Sergipe como destino indispensável no roteiro turístico nacional. Ao todo serão 16 cidades visitadas até dezembro nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.

André Carvalho, diretor administrativo da Emsetur
O ‘Embaixadores de Sergipe’, que teve início em 2010, está na sua segunda edição. Mais que apenas apresentar bem o nosso estado, o programa visa promover a capacitação de agentes e operadoras de viagem de maneira didática para melhor divulgar as potencialidades turísticas locais. “A grande preocupação é fazer com que as informações sobre destinos sergipanos cheguem de maneira qualificada ao turista”, explica o diretor administrativo da Emsetur, André Carvalho.


A edição deste ano teve início dia 11 de maio com abertura oficial em Curitiba, no Paraná. De 17 a 26 foi a vez das cidades nordestinas receberem a caravana do programa. Feira de Santana, Salvador, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió, respectivamente, foram os destinos escolhidos para dar prosseguimento ao projeto na região. Segundo André, a receptividade dos operadores de turismo encantou os integrantes do ‘Embaixadores de Sergipe’. “Foi uma recepção grande, as pessoas elogiaram o trabalho que está sendo feito em Sergipe. Em Salvador, inclusive, nós tivemos uma grata surpresa, mais de 250 operadores do turismo. Isso é fruto da nossa dedicação a esse projeto”, diz.  

Do ano passado até agora, aproximadamente 3500 profissionais foram capacitados através de palestras e materiais informativos sobre os principais pontos turísticos sergipanos. Basicamente são cinco roteiros trabalhados pela Secretaria de Turismo: Cidades HistóricasAracajuRota do SertãoLitoral Norte  e Litoral Sul , além do próprio São João que ganha destaque nas apresentações durante os meses de maio e junho. 

Para garantir a visibilidade de Sergipe no cenário nordestino e nacional, além do ‘Embaixadores de Sergipe’, o governo investe cerca de R$ 1,5 milhão em planos de marketing para ‘vender’ o nosso Estado nos seus aspectos turísticos, naturais e culturais. No mês de maio, por exemplo, Sergipe foi destaque em diversas publicações nacionais, como no caderno ‘Viagem e Turismo’ do Estado de São Paulo; no ‘O Globo’; no jornal ‘O Dia’, do Rio de janeiro, com um caderno de oito paginas; no jornal A Tarde, da Bahia, entre outros.

Turismo Sergipe


O turismo local vivencia duas realidades distintas. Quando se fala em Nordeste, Sergipe já aparece com certo destaque na região, principalmente para aquelas pessoas que procuram sossego e tranqüilidade. Entretanto, a realidade do turismo sergipano no cenário nacional ainda fica restrita a alguns poucos Estados, principalmente da região Sudeste, como São Paulo e Minas Gerais.

Por ser tratar da menor unidade da federação, os turistas encontram facilidade para se deslocarem por entre as várias regiões do estado. Por exemplo, Canindé de São Francisco, apesar de ser no extremo norte de Sergipe, a cerca de 200 km de Aracaju, tem um dos roteiros mais procurados do Nordeste: os Cânios de Xingó.

Mas é no período junino que Sergipe faz jus ao apelido de ‘país do forró’. Com festas gratuitas em todos os municípios do Estado, os turistas têm a liberdade de curtir eventos de alto nível, como o Arraiá do Povo, na orla de Atalaia; a Marinete do Forró; o Barco de Fogo de Estância; o Forró Caju; o São João Encantado de Canindé do São Francisco; além das festividades de Itaporanga D'Ajuda e o São Pedro de Capela.

No entanto, as agências de viagens locais ainda impõem certa restrição com relação à oferta de pacotes turísticos para Sergipe. Isso se dá devido ao Estado ainda possuir alguns problemas na hora de oferecer comodidade e bem estar ao turista. 

Marcello Farjalla, agente de turismo
Segundo o agente de turismo Marcelo Farjalla, o Estado se preocupa com questões macro, como rede hoteleira, orla, grandes eventos e pontes de integração do nosso território, mas esquecem as microestruturas. “Falta investimento do próprio governo no sentido da estrutura ao turismo. Delegacia de turismo que não funciona, por exemplo. No próprio mercado, que foi reformado há pouco tempo, às vezes faltam coisas que o turista gosta como água de coco gelada. São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na hora de conferir comodidade ao turista”, explica. 











Confira o áudio do diretor administrativo da Emsetur, André Carvalho. Aqui ele cita os novos projetos do governo para incrementar o turismo no Estado.







Leia mais: - Turismo Aracaju 


Reportagem e Fotos: Igor Almeida
Edição: Bruna Guimarães

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