Ministério da Saúde prorroga Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Campanha Nacional de Vacinação termina hoje.
Foto: Getty Images

Foi prorrogada até o dia 27 deste mês a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A campanha teve inicio no dia 25 de abril em todo território nacional e visa imunizar grupos prioritários como idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças (com mais de seis meses e menos de dois anos), gestantes, funcionários da área de saúde e índios contra a Influenza. A campanha teve seu prazo extendido para que meta base estabelecida pelo Ministério da Saúde seja atingida. O governo pretende imunizar pelo menos 80% das pessoas em cada grupo populacional, ou seja, pelo menos 300 mil pessoas em Sergipe.

Para obter a imunização, é preciso apenas comparecer aos postos de saúde mais próximos à sua residência e apresentar o cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Ministério da Saúde 77 mil doses da vacina e dispõe de 43 Unidades de Saúde da Família na capital. Já a Secretaria Estadual de Saúde possui mais de 200 postos espalhados pelos 75 municípios de Sergipe.

Nesta última semana, o movimento geral nos postos municipais de Aracaju foi moderado. No Centro de Saúde Augusto Franco, na Conjunto Augusto Franco, o número de idosos vacinados foi maior em comparação às pessoas dos outros grupos de foco da campanha. A estudante de administração, Juliana Garcia, levou a avó, Jussara Garcia, 79 anos, para tomar a vacina. Jussara, que também tomou a vacina ano passado, disse “Mesmo deixando para última hora, o importante é não deixar de tomar conta da saúde”.

A importância da vacinação

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 950 milhões de pessoas são afetadas pelo vírus da gripe anualmente, sendo que cerca de 500 mil acabam em mortes. A campanha contra a gripe pretende reduzir essa mortalidade e as internações causadas pela Influenza na população. Por isso, os grupos escolhidos para receber a vacina são os mais expostos a possíveis complicações desencadeadas pela Influenza como pneumonias ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como hipertensão ou diabetes.

Banner nacional no início da campanha.
Foto: Ministério da Saúde

Segundo a médica Eduarda Correia, clínica-geral do Centro de Saúde Augusto Franco, a vacina diminui bastante o desenvolvimento epidemiológico. "A Influenza é uma doença infecciosa, de natureza viral e muito contagiosa. É fundamental a proteção contra ela já que a ocorrência de pessoas doentes aumenta nesses períodos mais chuvosos", afirma. A médica diz ainda que o papel da vacina é fundamental para a redução do impacto da doença na sociedade, principalmente em pacientes idosos.

Apesar de completamente segura, a vacina apresenta ligeiras contra-indicações: pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe, não devem se vacinar. E paras as pessoas com alguma deficiência na produção de anticorpos, é aconselhável uma consulta prévia com o médico.

Para acompanhar o número de pessoas vacinadas em todo o Brasil, basta acessar o site do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Repórter: Jovaldo Júnior
Editor: Eloy Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010