Estudantes de Engenharia da UFS preparam carro para o Baja SAE regional

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Carro criado pelo ‘SerBaja’ para
participar da competição nacional
deste ano

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) se preparam para participar do evento regional do Baja SAE Brasil Petrobras, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia . Na competição nacional deste ano, ocorrida entre os dias 24 a 27 de março em Piracicaba, São Paulo, a equipe de estudantes de Engenharia ficou em 54º lugar entre 67 equipes inscritas.

O ‘SerBaja’  é constituído  por um grupo de estudantes de diversas áreas do curso de Engenharia que, desde 2008, participam de um projeto liderado pelo Professor Dr. Wilson Luciano, no qual planejam a construção de um protótipo de carro para participação da maior competição desta categoria.  Segundo o aluno do sétimo período do curso de Engenharia Mecânica da UFS, Rafael Rolemberg, os estudantes se dividiram em equipes, e estas se responsabilizaram pela montagem de cada parte do automóvel. “A montagem do carro foi dividida em 5 grupos: estrutura, suspensão, freio, elétrica, e transmissão. Cada grupo se responsabiliza pela construção de cada parte e no fim todos se juntam para criar o carro”, explica o estudante.


 Confira o vídeo gravado durante a competição deste ano


No entanto, a construção de um carro desse tipo requer investimento e busca de patrocinadores. Por isso, além do apoio da UFS, o ‘SerBaja’ conta com a ajuda da Nardelli Usinagem, empresa que disponibiliza a área e todo o aparato técnico para a construção do protótipo. De acordo com Macclarck Nery, estudante do 7º período da UFS, o apoio da empresa de solda e montagem é fundamental para dar continuidade ao projeto. “Nós utilizamos o maquinário e eles deixam a oficina disponível para nós 24 horas, se quisermos. Isso prova que eles confiam em nós”, ressalta o universitário.

O carro tem 10 HP e atinge até 63km/h
As descrições técnicas do carro são simples. Ele é monoposto (cabe apenas um piloto), tem 10 HP de potência e atinge velocidade máxima de 63km/h. O protótipo é movido a gasolina e possui um tanque que reserva até quatro litros. O carro é capaz de rodar por uma hora, sem parar, com cada litro de gasolina. Ou seja, esses quatro litros de combustível, numa velocidade média de 60 km/h, são suficientes para fazer o carrinho viajar por 240 km sem interrupções.






Confira os testes realizados pelos estudantes no ano de 2010



Na questão acadêmica, o Doutor e criador do projeto, Wilson Luciano, ressalta que o curso não possui uma grade voltada para a formação do aluno na área automotiva ou de produção. A estrutura curricular dos cursos de Engenharia da UFS preza pela formação plena e generalista. “No curso nós não temos nenhuma disciplina na área de automobilismo. Então o SerBaja contribui também para a formação do aluno nesse sentido”, diz.

Estudantes na montagem do carro em 2010
O acadêmico Macclarck Nery corrobora com a declaração de seu professor e afirma que o ‘SerBaja’ facilita na adaptação do aluno para uma futura especialização. “Com o Baja, nós já direcionamos o foco da nossa formação para um viés automotivo ou processo de fabricação. Nós também aprendemos a trabalhar numa equipe multidisciplinar, no qual existem estudantes de vários cursos de engenharia”, afirma. Além disso, os estudantes se empolgam em ter um evento desse nível em seus currículos e pelo contato que têm com engenheiros de empresas como Fiat, Ford e Magneti Marelli.


Equipe participante do Baja
SAE-Brasil Petrobrás de 2011
Para a competição regional do Baja SAE-Brasil Petrobrás, os alunos já estão preparando um novo carro, mais potente e mais eficiente que o mais antigo. A equipe composta por 15 estudantes levará também o modelo velho para quaisquer eventualidades. Além disso, planejam participar também da modalidade ‘Fórmula’, categoria que consiste na criação de um carro nos moldes básicos de um Fórmula 1. A competição nacional de 2012 ainda não tem data específica, mas os alunos já começam a se planejar desde cedo. Caso consiga participar na nova modalidade, o ‘SerBaja’ será a primeira equipe da história de Sergipe a competir nessa categoria.

Detalhes da prova

A prova do Baja SAE (Society of Automotive Engineers)-Brasil Petrobras é dividida em provas estáticas e dinâmicas. Na primeira, o carro será testado quanto à integridade, resistência e rotação do motor, bem como os aspectos de segurança. Já na segunda, o carro terá que rodar durante quatro horas seguidas atravessando diversos obstáculos, como lama, inclinações, troncos e pedras. O Baja SAE-Brasil Petrobrás possui três categorias de competição: ‘Base’, que é a competição na qual grupo sempre participa; ‘Aerodesign’ – criação de um aeromodelo de controle remoto – e ‘Fórmula.

Confira aqui fotos em 3D, feitas no Autocad pelos alunos de Engenharia.

Repórter: Lucas Peixoto
Fotos e vídeos: Divulgação
Editora: Monique Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010