Carro criado pelo ‘SerBaja’ para participar da competição nacional deste ano |
Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) se preparam para participar do evento regional do Baja SAE Brasil Petrobras, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia . Na competição nacional deste ano, ocorrida entre os dias 24 a 27 de março em Piracicaba, São Paulo, a equipe de estudantes de Engenharia ficou em 54º lugar entre 67 equipes inscritas.
O ‘SerBaja’ é constituído por um grupo de estudantes de diversas áreas do curso de Engenharia que, desde 2008, participam de um projeto liderado pelo Professor Dr. Wilson Luciano, no qual planejam a construção de um protótipo de carro para participação da maior competição desta categoria. Segundo o aluno do sétimo período do curso de Engenharia Mecânica da UFS, Rafael Rolemberg, os estudantes se dividiram em equipes, e estas se responsabilizaram pela montagem de cada parte do automóvel. “A montagem do carro foi dividida em 5 grupos: estrutura, suspensão, freio, elétrica, e transmissão. Cada grupo se responsabiliza pela construção de cada parte e no fim todos se juntam para criar o carro”, explica o estudante.
Confira o vídeo gravado durante a competição deste ano
No entanto, a construção de um carro desse tipo requer investimento e busca de patrocinadores. Por isso, além do apoio da UFS, o ‘SerBaja’ conta com a ajuda da Nardelli Usinagem, empresa que disponibiliza a área e todo o aparato técnico para a construção do protótipo. De acordo com Macclarck Nery, estudante do 7º período da UFS, o apoio da empresa de solda e montagem é fundamental para dar continuidade ao projeto. “Nós utilizamos o maquinário e eles deixam a oficina disponível para nós 24 horas, se quisermos. Isso prova que eles confiam em nós”, ressalta o universitário.
O carro tem 10 HP e atinge até 63km/h |
Confira os testes realizados pelos estudantes no ano de 2010
Na questão acadêmica, o Doutor e criador do projeto, Wilson Luciano, ressalta que o curso não possui uma grade voltada para a formação do aluno na área automotiva ou de produção. A estrutura curricular dos cursos de Engenharia da UFS preza pela formação plena e generalista. “No curso nós não temos nenhuma disciplina na área de automobilismo. Então o SerBaja contribui também para a formação do aluno nesse sentido”, diz.
Estudantes na montagem do carro em 2010 |
Equipe participante do Baja SAE-Brasil Petrobrás de 2011 |
Detalhes da prova
A prova do Baja SAE (Society of Automotive Engineers)-Brasil Petrobras é dividida em provas estáticas e dinâmicas. Na primeira, o carro será testado quanto à integridade, resistência e rotação do motor, bem como os aspectos de segurança. Já na segunda, o carro terá que rodar durante quatro horas seguidas atravessando diversos obstáculos, como lama, inclinações, troncos e pedras. O Baja SAE-Brasil Petrobrás possui três categorias de competição: ‘Base’, que é a competição na qual grupo sempre participa; ‘Aerodesign’ – criação de um aeromodelo de controle remoto – e ‘Fórmula.
Confira aqui fotos em 3D, feitas no Autocad pelos alunos de Engenharia.
Repórter: Lucas Peixoto
Fotos e vídeos: Divulgação
Editora: Monique Garcez
Nenhum comentário:
Postar um comentário