Maio registra menor índice de dengue em Aracaju

terça-feira, 31 de maio de 2011

Aedes Aegypti Fonte: Google Images
De acordo com dados do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti  (LIRAa) , o índice de infestação pelo mosquito da dengue referente ao mês de maio foi de 2,8%, o mais baixo registrado nos últimos três anos em Aracaju. As informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que três bairros estão classificados como baixo risco; 34 com médio risco e dois como alto risco. O bairro Santa Maria, por exemplo, que apresentava 4,0%, no último LIRAa, reduziu o índice para 2,8%, saindo de alto risco para médio risco.

Taíse Cavalcante, Coordenadora do Programa da Dengue
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa da Dengue, Taíse Cavalcante, o trabalho integrado entre os agentes de endemias da Prefeitura Municipal de Aracaju, junto com a Emsurb  e a  Emurb  e as ações planejadas no combate ao mosquito foram fundamentais para o resultado do último LIRAa. “O trabalho contínuo no campo, através do Programa da Dengue, e a parceria da Prefeitura com a Emsurb e a Emurb foram fundamentais para a diminuição do índice”, afirma. 


Agente durante visita às casas
Além disso, as ações direcionadas para os bairros que apresentam maior risco de contaminação e a constante orientação de como combater o mosquito da dengue nas comunidades também foram cruciais para o resultado. “Nossos agentes trabalham de segunda a sábado, visitando as comunidades e orientando para que os moradores também façam a sua parte”, explica.

As informações trouxeram alívio para quem diariamente luta contra o mosquito da dengue, porém em nada mudaram sua rotina na prevenção contra o mosquito. Para Edjane Silva, lavadeira e moradora do bairro Santos Dumont, em sua casa, os cuidados com o mosquito continuam os mesmos. “Nunca deixo de olhar os pratinhos de água do meu cachorro, lavo todos os dias. E na minha casa eu tenho que ter um cuidado maior, porque moro ao lado de um terreno baldio, onde já encontraram muitos focos do mosquito”, diz.

Alerta

Mesmo com a boa notícia, a população deve continuar atenta. No bairro 18 do Forte, por exemplo, o índice subiu de 0,6% para 8,1%; Já no bairro Coroa do Meio, o índice que era de 1,7% passou para 4,0%. De acordo com Taíse Cavalcante, a população não deve se acomodar com os bons resultados, mas sim continuar na luta contra o mosquito. “Nosso objetivo é eliminar os vetores da dengue e assim evitar possíveis óbitos”, afirma. Por isso, é fundamental que cada morador faça a sua parte.

Eliminar toda e qualquer possibilidade de lixo nos quintais e terrenos baldios, tampar bem as caixas d’água e todo local que tenha possibilidade de acúmulo de água, são algumas das recomendações. 


Ao Contexto Online, Taíse destaca a importância do combate contínuo ao mosquito da dengue e deixa para você algumas dicas de como contribuir efetivamente para o combate e a prevenção à doença. Confira:




Reportagem, fotos e vídeo: Elaine Casado
Edição: Bruna Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010