Câmeras nas ruas da capital inibem ações criminais

terça-feira, 14 de junho de 2011

Inibição de roubos e identificação de ações criminosas são algumas das funções do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) que está em funcionamento desde abril de 2009. Na sua terceira fase, o objetivo é a implantação de 13 câmeras na região do bairro Siqueira Campos e uma na região do mercado central de Aracaju.
O Sistema de Videomonitoramento é um conjunto de câmeras de vídeos instaladas em vias públicas com o intuito de monitorar o dia a dia dos cidadãos. Em tempo real, 24 horas por dia, os funcionários do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) operam as câmeras e orientam o trabalho de policiais e bombeiros, além de passar informações também para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Central do Videomonitoramento - CIOSP
As câmeras são distribuídas nas esquinas dos principais cruzamentos das regiões, proporcionando um maior alcance de visão. Ao todo Aracaju possui 25 câmeras em funcionamento, 16 no Centro da cidade e nove na região dos bairros 13 de Julho e Salgado Filho.
Coronel Sobrinho
De acordo com o Coronel Salvador Sobrinho, diretor do Ciosp, a identificação das regiões que recebem as câmeras é feita com base na mancha criminal. “Toda vez que as pessoas ligam para o 190 para registrar um fato criminoso, isso vira estatística. E a partir desses dados é feito um mapa com a mancha criminal de cada região. Normalmente escolhemos as vias com maiores índices de violência para receber as câmeras”, afirma.

Câmeras no Siqueira Campos

Com previsão do início do videomonitoramento ainda em junho, as 13 câmeras do bairro Siqueira Campos foram instaladas há mais de dois meses, porém não estão ligadas. “Nós estamos aguardando apenas a ligação delas, pois cada câmera é ligada na energia. Foi feita uma solicitação a Energisa para que seja feita a ligação, só falta isso para iniciarmos o videomonitoramento no Siqueira Campos”, declara o Coronel Sobrinho.
Erivaldo Francisco, vendedor de uma loja localizada no cruzamento da Rua Carlos Correia com a Rua Sergipe, no bairro Siqueira Campos, pensava que as câmeras já estivessem em funcionamento. “Todos imaginam que a câmera está funcionando, até os bandidos. Mesmo não ligada, é uma forma de inibir os roubos”, conta.
O vendedor acredita ainda que a SSP instalou a câmera no local por causa do alto índice de criminalidade na Praça Dom José Thomaz. “Graças a Deus as lojas aqui na rua não são assaltadas, porém todo final de semana tem algum assassinato na praça. À noite, ela vive cheia de assaltantes, drogados, tudo que não presta”, confessa.
Outro cruzamento, o da Rua Santa Catarina com a Rua Bahia, local de maior aglomeração comercial do Siqueira Campos, também recebeu câmera. Sonilda Gomes, vendedora de uma loja da Rua Bahia, afirma que o estabelecimento onde trabalha nunca foi assaltado, pois na área sempre há policiais que fazem a segurança, mas acredita que a câmera inibe ainda mais os assaltantes e conta que outras lojas foram assaltadas. “Minha loja nunca foi assaltada, mas sei que uma de loja de celular aqui na rua já foi assaltada várias vezes, esse estabelecimento sempre aparece nos jornais. Além da loja, sei também de um ponto Banese, de tanto assalto eles se mudaram”, informa Sonilda.

Próximos passos do projeto

Após a terceira fase no Siqueira Campos, o próximo projeto da SSP é a implantação de 12 câmeras, que terão imagem em HD, na Orla de Atalaia - a mancha criminal da Orla aponta um alto número de furtos e roubos - através de um convênio da operadora de telefonia OI e o governo de Sergipe. A previsão é que as câmeras sejam instaladas em torno de 60 dias.
Outro projeto é a instalação de câmeras no bairro Santa Maria e Santos Dumont, locais onde o índice de homicídios é alto. “Nós estamos vendo se nesses dois locais colocamos a tecnologia de Videomonitoramento acoplada com o sistema de um microfone que detecta ruído de tiro. Entretanto não temos previsão de quando o possível projeto será posto em prática”, finaliza o Coronel Sobrinho. 

Tabela - Localização das novas câmeras:
Câmera
(CM)
Localização e Singularidades
CM26
Av. Osvaldo Aranha x Rua Paraíba
CM27
Av. Mariano Salmeiron x Rua Acre
CM28
Rua Santa Catarina x Rua Distrito Federal
CM29
Rua Carlos Correia x Rua Sergipe
CM30
Av. Mariano Salmeiron x Rua Sergipe
CM31
Rua Santa Catarina x Rua Bahia
CM32
Av. Mariano Salmeiron x Rua Pernambuco
CM33
Av. Augusto Franco x Rua Santa Catarina
CM34
Av. Gentil Tavares x Rua Laranjeiras
CM35
Av. Gentil Tavares x Av. Sete de Setembro
CM36
Av. Gentil Tavares x Av. São Paulo
CM37
Av. Coelho e Campos x Av. Pedro Calazans
CM38
Av. Pedro Calazans x Rua São Cristóvão
CM39
Av. Rio Branco
(canteiro lateral próximo ao Mercado Central)

Reportagem e Fotos: Tatianne Melo
Edição: Adler Berbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010