Período de chuvas traz riscos à saúde. Saiba como se previnir

sábado, 11 de junho de 2011

Com as chuvas que ocorrem atualmente na capital e interior do estado, as pessoas devem atentar-se não só aos problemas freqüentes, como alagamentos e acidentes de trânsito, mas também às doenças características deste período do ano. É durante o inverno que a população fica mais vulnerável a doenças como leptospirose, tétano, doenças diarréicas, hepatites agudas (A e E) e algumas doenças respiratórias. É importante ficar atento para os cuidados necessários a fim de evitar os riscos dessa contaminação.

Durante casos extremos, como alagamentos, por exemplo, é recomendável evitar o contato direto com as águas da chuva
Foto: Infonet
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, a leptospirose é a doença de maior risco. Causada por uma bactéria que se mantém ativa na água e na lama das inundações, a leptospirose é transmitida através do contato por dejetos de animais (normalmente pela urina do o rato) e, se não tratada, pode levar à morte. A contaminação é feita tanto via oral como pela pele. Qualquer pessoa que tenha contato direto com a água de inundações ou ingerir algum alimento que teve pode contrair a doença.

Outra doença comum desse período, a hepatite “A”, é uma doença viral que atinge o fígado. Assim como a leptospirose, ela também pode ser contraída devido à ingestão de água contaminada ou pelo consumo de alimentos. Em relação às doenças diarréicas, causadas por vírus e bactérias, também são contraídas através do consumo de água e alimentos contaminados.

A clínica-geral Isadora Santos, do Ministério da Saúde, cita as enfermidades que podem ser transmitidas por meio de aglomeração em ambientes fechados. "Em locais com muita gente e pouca circulação de ar, há o risco de proliferação de doenças de transmissão respiratória, como pneumonia, gripe e resfriado. Geralmente nesse tempo frio as crianças são mais afetadas, já que ainda não tem uma resistência imunológica como a dos adultos", afirma.

Sintomas

É recomendado que caso o indivíduo entre em contato com a água de inundações, ao menor sinal de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, mal estar, falta de apetite, diarréia e vômito, a pessoa deve procurar uma posto de saúde próximo e, para o tratamento adequado, informar ao médico que teve esse contato com a água das chuvas. Não é indicada a automedicação sem um diagnóstico prévio.

Cuidados básicos

 Lavar bem as mãos é importante para eliminar microorganismos
Foto: Saúde Abril
Em casos de inundações, é recomendado o uso de galochas ou até mesmo sacos plásticos nos pés, a fim de evitar ao máximo o contato com a água das ruas. Caso seja inevitável esse contato, a pessoa deve permanecer o menor tempo possível na água. Se a água da chuva tiver invadido a residência, o morador deve procurar a fazer uma limpeza do local o quanto antes. É preciso lavar toda a área inundada, sendo que a desinfecção de objetos e da caixa d’água deve ser feita com água, sabão e água sanitária. Também é recomendado que a água seja fervida e filtrada antes de ser consumida e ao preparar alimentos, antes lavar bem as mãos para eliminar as bactérias.

"E para não correr o risco de contágio por doenças respiratórias, é bom deixar as janelas de sua casa sempre abertas ao cessar da chuva, para o ambinte não ficar fechado. O sol ajudar a eliminar os microorganismos e ácaros que causam doenças respiratórias", conclui a médica Isadora Santos.

Dengue

A ameaça do controle da dengue não deve ser esquecida. A Secretaria Municipal da Saúde explica que as chuvas que vem atingindo a capital nos últimos dias não contribuem unicamente para um grande crescimento dos casos de contaminação pelo Aedes aegypti. Como o mosquito transmissor prefere colocar seus ovos em locais de água parada, em casos de alagamentos o desenvolvimento dos ovos é comprometido pelo escoamento das águas acumuladas. O que merece atenção é em relação às residências -- para evitar o surto, após as chuvas é aconselhável que a população limpe suas casas, elimine entulhos e tenha cuidado com os objetos propícios ao acumulo de água, como vasos de planta.

Veja também:
Cuidados básicos podem evitar doenças causadas por água contaminada

Repórter: Jovaldo  Júnior
Editor: Eloy Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010