Pilates: "mente sã, corpo são"

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma ótima maneira de relaxar, melhorar o equilíbrio e a coordenação. O Método Pilates é uma técnica de exercício não aeróbico e suave que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora. Um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo.
Exercícios de Pilates
Jader Pereira Neto
Com influências do yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos, o método Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates usando o princípio de “mente sã e corpo são”, dividido em seis partes básicas: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. “Esses princípios básicos devem ser utilizados em qualquer exercício de Pilates. Com aparelhos ou no método solo, a base parte desses princípios”, diz Jader Pereira de Farias Neto, fisioterapeuta e professor universitário.
De acordo com o Professor, o uso do Pilates tem três ramificações: é utilizado no ballet, na academia e na fisioterapia. “O Pilates para bailarinos serve para prevenir lesões e como forma de dança e arte. Já os Educadores Físicos utilizam o método para trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo”.

Na fisioterapia

A fisioterapia englobou essa novidade como forma de tratamento. A prática se distingue de outras atividades físicas e funciona como utensílio de reabilitação por dar ênfase a muitos princípios importantes em um trabalho terapêutico. “A prevenção de problemas de coluna, melhora de postura, dores ou qualquer peculiaridade que o paciente possa apresentar, mas não num quadro agudo, são benefícios que o Pilates traz. Assim como trata uma gama de patologias com o método associado ou não a outras técnicas da fisioterapia”, explica o professor.
Exercícios de Pilates
No ballet

No ballet, o Pilates é particularmente benéfico por fortalecer os músculos abdominais internos e criar uma forma corporal aerodinâmica, ou seja, é possível alongar e desenvolver os músculos sem os aumentar o volume. Além de ajudar no treinamento dos bailarinos como um conjunto de exercícios que usa a mente e o corpo, o Pilates pode ser utilizado no processo de reabilitação de lesões. Qualquer dançarino pode se beneficiar da prática, haja vista que, se praticado de forma regular, o Pilates garante toda a força do corpo, músculos e a flexibilidade necessária para melhorar a habilidade na dança.

Na Educação Física 

Ana Martha Teles
Para a educadora física especializada em Pilates, Ana Martha Teles Medeiros, essa prática na Educação Física é um método inovador por trabalhar com tantos princípios importantes de uma só vez. “Se o cliente vem procurando emagrecer, nós juntamos o Pilates e a aeróbica agregando outras atividades específicas para o objetivo do cliente, o resultado será maravilhoso”, explica. 
Seja para adquirir mais resistência, flexibilidade, manter o corpo em harmonia, ou algum outro dos tantos benefícios que o Pilates traz, é necessário seguir os princípios básicos de “mante sã, corpo são”. É por este motivo que na maioria das vezes, os clientes procuram o método através de indicação médica. “Os clientes hoje em dia vem com a prescrição médica, já se vê que os médicos estão trabalhando em parceria com o Pilates cada vez mais”, conta Ana Martha.
          Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com essa prática. Como a educadora física pontua, “o Pilates ainda tem muito a crescer porque é uma atividade inovadora, segura, personalizada e diferenciada. O cliente se sente mais seguro porque a resposta é mais rápida”. Os praticantes podem também adaptar os exercícios a suas necessidades cotidianas ou semanais, por isso, além dos encaminhamentos médicos, “hoje a pessoa já procura por si só porque já conhece em virtude da disseminação do método pela mídia”, como afirma Jader Pereira.
Aparelhos de Pilates
Reportagem: Lohan Montes
Fotos: Lohan Montes
Edição: Adler Berbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010