Projeto 'Todas as Línguas' garante a formação de milhares de estudantes

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Em execução desde 2008, o Projeto Todas as Línguas, idealizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), já garantiu a formação de pouco mais de 6.000 pessoas nos cursos de Línguas Estrangeiras. De acordo com o atual Presidente do DCE, Fernando Carvalho, o Projeto objetiva, essencialmente, proporcionar cursos por um valor acessível àquelas pessoas que não têm condições de pagar as mensalidades das escolas de idiomas.

Turma de um dos cursos oferecidos ao polo
de São Domingos (Foto: André Menezes)

Atualmente, os cursos de espanhol, inglês, francês, alemão, grego, latim e libras, estão sendo aplicados nos Campi das cidades de São Cristóvão e Itabaiana, e nos polos de ensino à distância de São Domingos e Nossa Senhora da Glória. A carga horária é de 60 horas, e o corpo docente é formado por aproximadamente 40 profissionais, que vão desde formandos a professores graduados pela própria universidade.

Os níveis dos cursos se dividem entre básico e intermediário, mas a expectativa do DCE é que, até o final do ano, o nível avançado seja incluído na grade. Já o método de avaliação fica a cargo de cada professor. De acordo com o presidente do DCE, os certificados são entregues no término de cada curso. “Os alunos que tiverem no mínimo 75% de presença, e que estiverem dentro da média, têm direito ao recebimento dos certificados”, acrescenta.

Fernando Carvalho,
presidente do DCE
(Foto: arquivo pessoal)
Fernando ainda revela que, apesar de o público alvo dos cursos serem os estudantes da própria universidade, pessoas de fora também podem participar do Projeto. “A prioridade do total de vagas ofertadas é dos estudantes da instituição, porém cerca de 5 a 10% da totalidade das vagas são destinadas ao público externo”, complementa.

André Menezes, professor
do curso de espanhol
(Foto: arquivo pessoal)

Para o professor do curso de espanhol, André Menezes, o Projeto oferece uma gama de oportunidades para o profissional como, por exemplo, experiência e renda extra. “É uma troca de experiências entre o professor e o aluno. Além disso, nós lidamos com pessoas, de diversos cursos, que têm inúmeras finalidades, dentre elas: seguir carreira acadêmica e fazer viagens”, pontua André.

Inscrições


A próxima etapa do Projeto está prevista para o segundo semestre de 2011. Os interessados devem atentar para a fase de inscrições que, geralmente, começa no início de cada período, e se estende por quinze dias. As inscrições serão realizadas no DCE, e para que estas sejam efetivadas, é necessário que os estudantes da UFS apresentem a carteirinha da universidade, a grade de horários, e que paguem a taxa de R$ 75,00, que garantirá o recebimento do material didático.

De acordo com Fernando, os recursos captados na fase de matrículas serão destinados inteiramente ao pagamento de professores e apostilas.  Ele também informou que, recentemente, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST) firmou parceria com o DCE, e garantiu dar gratuidade dos cursos para alunos bolsistas da UFS.

Repórter: Mayana Macedo
Editora: Monique Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010