Anjos da Enfermagem: uma história de amor ao próximo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Imagine vários leitos coloridos, cheios de crianças sorrindo e sendo animadas por um grupo de Anjos. Pode parecer cena de filme, mas a imagem descrita é bem real e pode ser encontrada aqui mesmo, no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) durante as tardes de todas as sexta-feiras na oncologia pediátrica, quando os Anjos da Enfermagem visitam crianças internadas e promovem atividades lúdicas a fim de melhorar o tratamento dos pacientes.

Anjos entrando em uma das enfermarias da oncologia pediátrica do HUSE
(Foto: ASCOM/COREN-SE)
Com roupas alegres, caracterização peculiar e expressões engraçadas, os Anjos sergipanos arrancam risos dos enfermos, dos seus pais e até dos funcionários do hospital. Eles são estudantes de enfermagem que promovem visitas, campanhas anuais e participam de eventos ligados à área de enfermagem.

Vale ressaltar que eles não são os Doutores da Alegria. Ao contrário destes, os Anjos são voluntários, e tem um período de permanência pré-definido, ou seja, os integrantes do grupo são renovados e têm a oportunidade de executar o seu trabalho durante apenas um ano. Além disso, estes assumem o compromisso de realizar metas para que, posteriormente, seu trabalho possa ser analisado pela coordenação nacional do Instituto Anjos da Enfermagem.

História

Tudo começou em 2003, quando a estudante de enfermagem Jakeline Duarte conheceu a história de Patch Adams, através do livro Terapia do riso. Motivada pela história de vida do doutor, que encontrou no riso um dos melhores remédios, Jakeline passou a desenvolver um trabalho que tinha o intuito de levar humanização através da assistência de saúde.

Foram muitas horas de dedicação e perseverança, e de 2003 até hoje, o Instituto Anjos da Enfermagem já esta mais do que consolidado. Ele recebeu o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN’s), e já foi abraçado por 16 Estados. 

Imagem: reprodução do site dos Anjos

Coordenadoras do núcleo Sergipe - Sônia
Ramos, Mônica Novais e Teresinha Dias,
respectivamente (Foto: Monique Garcez)
Em Sergipe, o primeiro grupo de Anjos surgiu em 2009, e até agora, dois grupos, cada um com oito voluntários, já tiveram a oportunidade de realizar trabalhos no Instituto. A coordenação regional está sob a responsabilidade da conselheira do COREN-SE, Mônica Novais, e a local fica a cargo das professoras Teresinha Dias e Sônia Ramos, que representam as duas instituições de ensino superior que são parceiras do Instituto. "É difícil descrever tantos sentimentos. Somos nós que saímos de lá alegres, felizes por proporcionar momentos como esse aos pacientes, é muito gratificante, levar os alunos de Enfermagem a uma prática humanizada", afirma Sônia Ramos, uma das coordenadoras do projeto.


Nesta foto: a coordenadora regional, Mônica Novais, a coordenadora local, Teresinha Dias, os Anjos dos anos de 2009-2010 e 2011 e a fundadora do projeto, Jakeline Duarte (Foto: ASCOM/Anjos)

Mobilização

Além das visitas semanais, o grupo de voluntários do núcleo Sergipe realiza diversas campanhas anuais. A primeira delas é “Doe Alimento, Doe Vida”, que, neste ano, foi responsável por ajudar na arrecadação de mais de uma tonelada e meia de alimentos que foram direcionados para as famílias que são atendidas pelas instituições de tratamento e de apoio ao câncer infantil em Sergipe.

Cestas básicas arrecadadas durante a campanha "Doe Alimento, Doe Vida" de 2011 (Foto: Monique Garcez)

 As demais campanhas deste ano são: “Higiene é saúde”, “Brincar é um direito”, “Dia D – Dia de Dentista”, e “Doação de Sangue e Medula Óssea”. Todas elas têm o intuito de sensibilizar a sociedade, fortalecer as ações de apoio a criança com câncer, e promover a solidariedade e responsabilidade social dos estudantes e profissionais de enfermagem das universidades parceiras.

Visitas

Anjos se reúnem para oração antes de cada visita
(Foto: Monique Garcez)
As visitas dos Anjos da Enfermagem ao setor de oncologia pediátrica do HUSE são sempre marcadas por muita emoção. Logo de início, em um ato de crença e de fortalecimento pessoal, os Anjos dão-se as mãos, rezam um Pai Nosso e uma Ave Maria e deixam ecoar pelo hall de entrada do hospital o seu grito de guerra: “JESUS!”. Em seguida os Anjos vão ao encontro das crianças que, em seus leitos, esperam ansiosas pela visita daqueles que, pelo menos por alguns momentos, os fazem esquecer da dor e do sofrimento.

Durante a visita, as crianças, e seus familiares, são envolvidos através de diversas atividades. Os pequenos são estimulados a cantar, dançar, desenhar e até a lutar com suas espadas de balão de borracha feitas pelos membros dos Anjos. Já os voluntários, através da caracterização, compõem personagens e deixam transpassar a alegria que sentem ao realizar aquele trabalho. "Sinto uma recompensa sem tamanho quando vejo nos olhos de cada criança o valor de um ato tão pequeno", revela Janine Lima, uma das estudantes envolvidas no projeto.

O carinho entre Anjos e crianças é mútuo
(Foto: Monique Garcez)
Se compararmos a visita dos Anjos a um conto de fadas, os personagens principais seriam as crianças e os coadjuvantes, os voluntários. A estória seria construída em cima das mágicas aparições dos Anjos, que ao realizarem visitas aos pequenos enfermos, os levariam a partilhar de grandes momentos de alegria e descontração. E é assim mesmo que as coisas parecem acontecer no hospital. No momento em que os oito Anjos aparecem, sorrisos brotam nos rostos das crianças e de seus familiares. Para Aionara Figueirêdo, ser um Anjo da Enfermagem é uma oportunidade única. "Convivemos com o sorriso de uma criança e com as lágrimas de dor, mas, quando conseguimos trazer um pouco de alegria para esta criança e seus familiares, sentimos a verdadeira recompensa", conta a estudante de enfermagem.

Através de cantigas, estórias, jogos e da montagem de balões, os Anjos da Enfermagem configuram o ambiente, e fazem dele um local mais cômodo e agradável. São 3 horas intensas de dedicação e de entrega ao próximo. É uma experiência única e sempre cheia de surpresas. E ao término de cada encontro fica o sentimento de dever cumprido, e a certeza de que esta foi apenas mais uma etapa de uma longa jornada que ainda terá inúmeros desfechos.

Depoimentos

Arte: Eloy Vieira


Confira os vídeos feitos pelo COREN-SE:

Mãe concede depoimento a respeito dos Anjos da Enfermagem de Sergipe




Vídeo com Anjos 2009/2010 cantando para crianças da oncologia pediátrica do HUSE



Reportagem e edição: Eloy Vieira, Mairon Hothon e Monique Garcez
Fotografia e vídeos: Monique Garcez

Um comentário:

TERESINHA DIAS disse...

Tudo que didaticamente Monique inseriu nesta reportagem é assim mesmo. Agradecemos a Monique por este documentário. Sugiro encaminhar para o PROGRAMA AÇÃO DO SERGINHO GROISMAN - TV GLOBO, ou apresentar no Globo Universidade, pela grandeza de Projeto do IAE que envolve instituições de ensino de Graduação em ENFERMAGEM, hospitais para tratamento de crianças com tratamento para o câncer e o COFEN/CORENS. Assim oportuniza mais brasileiros a conhecer este Projeto idealizado por uma ENFERMEIRA BRASILEIRA e que incentiva enfermeiros voluntários e futuros profissionais e exercer HUMANIZAÇÃO onde quer que estejam. A COMUNIDADE EM GERAL PODERÁ CONHECER OUTRA OPORTUNIDADE DE COLABORAR com este projeto voluntário que realizamos. A parceria é linda e depende de doações e incentivos. Monique você é maravilhosa, excelente pessoa e será com certeza uma repórter de sucesso. Seu companheirismo nas atividades dos AE Núcleo Sergipe não foi em vão.Que Deus a abençõe e a mantenha sempre conectada com nossas atividades. Parabéns. PROFª TERESINHA SILVA DIAS - DOCENTE - UNIVERSIDADE TIRADENTES-UNIT.

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010