Escolas utilizam o São João como forma de conteúdo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Durante o mês de junho, Aracaju muda. Deixando de ser a cidade da “qualidade de vida”, para ser a capital do “país do forró”. Isso é notável, principalmente, nas escolas. É o som da zabumba, cheiro de mungunzá e bandeirolas colorindo o ambiente, características de um típico arraial nordestino, que é como as escolas municipais de Aracaju se tornam no mês junino.

Quadrilha da Escola Municipal Elias Montalvão
Não é apenas a estrutura física que ganha o colorido do São João, as disciplinas também entram no clima. Um mês antes dos festejos, as escolas começam a associar disciplina às características juninas. Quer dizer, o São João torna-se tema gerador do conteúdo durante as aulas. Por exemplo, em história, as crianças aprendem a origem das festas e as peculiaridades do nosso estado, como a “dança do coco" ou a “dança do parafuso”; em geografia, aprende-se sobre os principais produtos agrícolas dos municípios sergipanos e sua localização, entre outros.

Maria José da Silva, coordenadora da Escola Municipal
Elias Montalvão

Mas o destaque são as aulas de literatura e redação, porque abordam a riqueza literária dos contos de cordel, onde os alunos são estimulados a lerem e produzirem seus próprios contos durante as aulas, mas para a coordenadora pedagógica Maria José da Silva, há outro motivo para essas matérias serem as mais trabalhadas. “Há o desenvolvimento da linguagem oral trabalhado através dos contos de São João e São Pedro“, afirma a coordenadora da escola municipal Elias Montalvão. Além de incentivarem a leitura e escrita, a apresentação dos contos serve para ajudar o desenvolvimento dos alunos.

Munguzá servido no dia do encerramento

Para finalizar o que foi aprendido em sala de aula e encerrar o término das aulas, as escolas municipais de Aracaju organizam a festa de “São João”, onde além da tradicional apresentação de quadrilha, são expostos os trabalhos feitos pelos alunos e onde é visto na prática tudo o que foi aprendido sobre os festejos, além de passeios de carroças e comidas típicas que são servidas durante a festa.

Os projetos pedagógicos das escolas municipais têm a aprovação da comunidade. Para Helena Fontes, mãe de uma aluna da Escola Municipal Elias Montalvão, a escola está no caminho certo. “Minha filha estudava antes numa escola particular, veio para a pública, e não vejo uma diferença brusca em relação à outra escola. Os projetos pedagógicos são excelentes”, afirma.

Passeio de Carroças no encerramento

As crianças da rede pública têm a oportunidade de adquirirem conhecimento e são motivados a desenvolver-se através de uma forma divertida. Aprendem sobre a própria cultura, colocando em prática o que é visto dentro da sala de aula.





O ContextoOline disponibiliza para os leitores, dois vídeos da quadrilha apresentada pela Escola Municipal Elias Montalvão no dia do encerramento do semestre.




Reportagem, fotos e vídeos: Mariana  Viana
Edição: Bruna Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010