Projeto Paralela Infantil retoma suas atividades em Agosto

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A arte tem o poder de aproximar as pessoas, independente da idade e da condição social. Foi pensando nisso que o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) anunciou a retomada do “Projeto Paralela Infantil” para o segundo semestre de 2011. A iniciativa, que está em sua 3ª edição, é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Logo do Projeto "Paralela Infantil"
O projeto surgiu em 2009 com a proposta de estimular o interesse do público infantil ao contexto cinematográfico, disseminar a linguagem do cinema e valorizar a cultura nacional e atuou entre 29 de outubro a 03 de dezembro de 2009, possibilitando a estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju, o acesso a produções audiovisuais nacionais. Neste mesmo ano, aproximadamente 450 estudantes de 15 escolas da capital tiveram a oportunidade de participar de exibições de sete curtas-metragens nacionais com temática infanto-juvenil e descobrir um novo mundo do audiovisual.

Alunos assistindo a curtas-metragens. Foto: Walter Martins
Já na edição de 2010, oferecendo gratuitamente produções audiovisuais de excelente qualidade à platéia infanto-juvenil, a iniciativa ampliou seu público alvo, inserindo na programação crianças ligadas às instituições do terceiro setor como ONG’s, entidades beneficentes, entre outras, e à rede de ensino particular de Aracaju. Acompanhados por monitores do NPD, as crianças puderam apreciar os 40 minutos de exibição de três curtas-metragens e participar de um debate acerca dos filmes exibidos e elaborarão roteiro coletivo para a gravação de um curta-metragem.

Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira
Foto: Silvio Rocha
E neste ano, o Paralela Infantil volta com força total.  Com previsão de retorno para Agosto, o público-alvo do projeto são os alunos da 1ª série do ensino fundamental da rede municipal e crianças inseridas em projetos sociais. Na sala de projeção do NPD, a pretensão é que sejam exibidos três curtas-metragens nacionais com enfoque na temática infanto-juvenil. O primeiro é o filme ‘O Moleque', produzido em São Paulo, que apresenta um contexto das religiões afro-descendentes; o segundo filme é o ‘Dona Carmela', com a participação do ator sergipano Orlando Vieira, que discute a questão do respeito ao idoso; já o terceiro filme é o curta de animação ‘Pajerama', realizado em São Paulo, que aborda a importância da preservação ao meio ambiente.

De acordo com a coordenadora o Núcleo, Graziele Ferreira em entrevista ao Portal Infonet, a volta do ‘Paralela Infantil' reforça a importância da formação de novos públicos no cenário audiovisual. "A criação de uma platéia crítica e capaz de identificar elementos da cultura nacional é de extrema importância. Nesse sentido, o NPD atua com a exibição de filmes voltados para as crianças, a partir de uma perspectiva pedagógica, criando uma espécie de cineclube para platéias infanto-juvenis. Outro elemento importante é o fomento para as produções nacionais e, acima de tudo, sergipanas", diz.

O projeto é um investimento a longo prazo na formação de plateia para o cinema brasileiro. Através dessa iniciativa, as crianças têm acesso a conteúdo de difícil acesso. Os filmes são exibidos numa linguagem adaptada, em que, após a sua exibição, são apresentados elementos como roteiro, direção e importância dos créditos, para que eles absorvam o conteúdo e não ser apenas um consumo de imagem e estimulando o interesse das crianças pela sétima arte.


Reportagem: Elaine Casado
Edição: Bruna Guimarães




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010