Sergipe planeja inserir-se entre as potências do Volêi de Praia

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Diretor da Federação Sergipana de Volêi explica os planos para fazer a modalidade evoluir no estado.

Arena de vôlei de praia em Sergipe
Nas ultimas décadas o voleibol brasileiro deu um grande salto qualitativo, alcançando os maiores postos entre os países tradicionais na disputa do esporte. O Vôlei de Praia, categoria muito forte no Brasil, por sua vez, segue os mesmos passos, disputando as finais dos torneios com duplas nacionais em grande freqüência. Sergipe vem buscando se inserir nesse quadro.

“Temos procurado seguir o avanço do esporte no Brasil, mas sabemos o quanto é difícil. A Federação Sergipana de Voleibol (FSV), a cada ano realizando várias competições de Vôlei de Praia em nosso estado”, afirma o Professor Laelson Meneses Lima Filho, diretor de Vôlei de Praia da FSV.  Só no ano de 2011 a FSV já organizou competições nas categorias sub17, sub19 e sub21, justificando o planejamento em longo prazo. “Servem para o surgimento de novos craques no vôlei de praia para nos representar dignamente, seja em Campeonatos Brasileiros ou em Circuitos Nacionais”, afirma o professor.

Laelson também ressalta o papel que a Confederação Brasileira de Voleibol vem cumprindo na formação de novos atletas buscando uma renovação freqüente. Um exemplo disso, para ele, é a construção do maior centro de treinamento em Vôlei do mundo, localizado em Saquarema, no Rio de Janeiro. Segundo o professor, a estrutura lá permite o treinamento de mais de 5 categorias ao mesmo tempo “Temos uma renovação campeã, desde as seleções infanto-juvenis, passando pelas juvenis e chegando ao adulto, conquistando sempre títulos mundiais”, afirma Laelson.

O fortalecimento das ligas nacionais de vôlei também faz parte desse planejamento a nível nacional, incentivado pela CBV através do repatriamento dos grandes atletas que jogavam em ligas estrangeiras. Grande parte deles hoje disputam por grandes clubes do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao nível local, o professor ressalta a importância da participação de atletas sergipanos em torneios nacionais para garantir um intercâmbio de experiências, mas sente a falta do apoio dos patrocinadores. “Poderíamos realizar mais eventos desse porte, só que precisaríamos de empresas que acreditassem no nosso trabalho e na evolução do nosso esporte”, ressalta, elogiando o apoio que a Funcaju e a Secretaria de Esporte do Estado tem dado ao vôlei sergipano, na promoção de eventos como o Verão Sergipe e do Projeto Verão.

Volêi de praia feminino
O professor afirma que a organização das entidades que gerem o vôlei no Brasil cumpre um papel fundamental: “Todo esporte organizado atrai o atleta, a mídia, o patrocinador e conseqüentemente o público em geral. Isto podemos destacar que acontece no voleibol nacional, temos a mídia como caminho e apoio para o nosso sucesso, devendo-se a tudo isso a  organização dos órgãos diretivos do voleibol”, afirma Laelson. Para ele o vôlei ainda vive de uma disputa desleal com o futebol na preferência dos brasileiros, mas que o quadro tem mudado nos últimos anos.

Para os amantes do vôlei e aqueles que almejam ser atletas profissionais da categoria, o professor Laelson deixa um recado: “Temos ainda a intenção de realizarmos mais duas ou três etapas em cada categoria, para nos representar nos circuito que serão realizados em Aracaju”. São eles o Circuito Estadual Banco do Brasil de Vôlei de Praia, etapa Regional do Nordeste, a ser disputada entre 11 e 14 de Agosto; o Circuito Brasileiro Sub21 de Vôlei de Praia e o Circuito Open de Vôlei de Praia adulto aberto em Outubro, contando com os melhores atletas da categoria no Brasil.



Reportagem e fotos: Irlan Simões
Edição: Bruna Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010