Pneus em desuso já têm lugar certo em Aracaju

terça-feira, 5 de julho de 2011

Composto de borracha natural (látex), petróleo (borracha sintética), aço e tecidos, e com uma vida útil de 25 mil a 70 mil quilômetros rodados, o conhecido pneu trouxe a sociedade a forma prática e ágil de deslocamentos para os veículos. Contudo, ao mesmo tempo em que traz benefícios, o pneumático, que chega a demorar mais de 100 anos para se decompor, traz uma série de prejuízos tanto para a população como para o meio ambiente. Além de ser utilizado como abrigo para o mosquito transmissor da dengue, ele também pode obstruir vias e esgotos, colaborando assim para as enchentes nas cidades, e um maior acumulo de dejetos nas lixeiras pelo país.

Ecoponto de Aracaju recebe pneus para coleta
seletiva (Fonte: ASCOM/SMS)
Em Aracaju, desde 2007, conforme a resolução número 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, um projeto de coleta, armazenamento e repasse dos pneus em desuso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolhe todos os pneus para a coleta seletiva. Na capital sergipana, que é um dos pontos de coleta da Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), o pneus são armazenados de forma correta no Ecoponto da cidade, que fica situado no bairro Santa Maria, e tem capacidade de receber uma média de 2 mil pneus por mês. Após a coleta, os pneus são destinados para Reciclanip, empresa responsável pela coleta seletiva.

Segundo dados da SMS, já foram recolhidos desde 2007 mais de 162 mil pneus. Já neste ano foram coletados mais de 26 mil pneus, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Taíse Cavalcante, explica que o projeto é de extrema importância para a saúde da população. "O pneu é um dos locais de amais fácil proliferação do mosquito transmissor da dengue, pois é escuro, acumula água e está em desuso. Normalmente os pneus são guardados nos quintais das residências, ou jogados em terrenos baldios, o que não é adequado", esclarece.

Pneus descartados de maneira correta (Fonte: Alejandro Zambrana)

Confira a tabela com os dados sobre o recolhimento de pneus no período compreendido entre os anos de 2007 a 2011 nos bairros de Aracaju:

Ano
Total de pneus recolhidos
2007
20.587
2008
30.962
2009
39.695
2010
44.549
2011
26.347 (até o mês de junho)
TOTAL
162.140

Taíse informa que a SMS possui um caminhão que passa semanalmente pelos bairros da cidade realizando a coleta dos pneus. Essa coleta é feita em pontos cadastrados, a exemplo de borracharias, postos de gasolina, ferro velho ou qualquer outro local que tenha como lixo o pneu. Para fazer o cadastramento de pontos coletores, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses através do número (79) 3179-3565, ou para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.
Funcionários da Emsurb fazem semanalmente a coleta
de pneus em Aracaju (Fonte: Alejandro Zambrana)

Confira abaixo o itinerário do caminhão da SMS pelos bairros da capital sergipana:

Dias da semana
Bairros de Aracaju
Segunda-feira
Bairro América, Capucho, Novo Paraíso, Siqueira Campos, Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo;
Terça-Feira
Olaria, Bugio, Jardim Centenário, Soledade, Cidade Nova, Lamarão, Palestina, Porto Dantas, Santos Dummont;
Quarta-Feira
18 do Forte, Santo Antônio, Bairro Industrial, Centro, Suíssa, Cirurgia, Pereira Lobo;
Quinta-Feira
Porto Novo, Luzia, Jabotiana, São José., Gragerú, Salgado Filho, 13 de Julho;
Sexta-Feira
Jardim Esperança, Inácio Barbosa, Coroa do Meio, Atalaia, Aeroporto, Farolândia, São Conrado.


Repórter: Mairon Hothon 
Editora: Monique Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010