Por amor ao próximo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pessoas que se dedicam a prestação de serviços de caridade falam das suas motivações de contribuir na ajuda ao próximo

“Teologia de amor ao próximo: a caridade é uma das três virtudes teologias”, “na expressão comum, amor ao próximo: agir por pura caridade”, “bondade, compaixão”, são algumas das definições que oferecem os dicionários da língua portuguesa para a expressão caridade, que teve seu dia comemorativo na última terça-feira, dia 19 de julho. Para além do ato de bondade e dos agradecimentos de quem recebe ajuda através de tal ação, se encontram pessoas que expressam no serviço voluntário o amor ao próximo.


A aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Alana Danielly Vasconcelos, 21 anos, presta serviços de caridade há, aproximadamente, 13 anos. Motivada a partir do engajamento nas atividades da doutrina espírita, da qual faz parte, visita o Asilo Rio Branco mensalmente, levando mensagens de fé, além de desenvolver um trabalho com 40 jovens, através da Instituição Beneficente Emanuel (IBEM), no bairro Santa Maria, onde debates temas atuais e relevantes para a realidade local, acreditando que possa ajudá-los a se manter no caminho do bem. A jovem relata que as ações voluntárias não atrapalham nas suas atividades diárias de estudo e estágio, e se sente gratificada pelo desenvolvimento da ajuda.


“A cada sorriso de um idoso, a cada olhar de uma criança órfã, a cada abraço, a cada conquista, tudo quando feito com amor é gratificante, nos emociona, nos faz crescer e perceber o quanto somos carentes, carentes de uma verdadeira sociedade democrática, de paz, de amor, de nós mesmos. Fazer um trabalho sem ‘ganhar nada em troca’ é o melhor que há. Esta sim é a verdadeira ação que edifica uma alma”, explica, com o seu sorriso contagiante, Alana.
Alana desenvolvendo seu trabalho voluntário no IBEM. Acervo pessoal.

São exemplos variados de pessoas que se dedicam a prestação de serviços de caridade. Vários são os motivos que impulsionam o voluntarismo, entre eles a religião, motivações psicológicas, em uma sociedade que se torna cada vez mais ciente de que ajuda o próximo, além de fazer bem ao outro, também traz benefícios a quem pratica o ato de caridade. Existem pesquisas científicas que comprovam tal fato, discorrendo sobre benefícios para a saúde, como baixar os níveis de colesterol, reduzir a hipertensão e aumentar a expectativa de vida.


O jovem Sidney, 20 anos e natural de Maceió, é um exemplo de missionário que dedica os seus dias, integralmente, a prestação de serviços de caridade. Católico batizado faz parte da Fraternidade Toca de Assis, que acolhe e abriga moradores de rua. “Me sinto plenamente realizado levando essa modo de vida, desde pequeno que sabia que minha missão estaria no ato da ajuda ao próximo. É uma enorme recompensa poder tirar essas pessoas da rua e passar um pouco do que aprendo com Deus”, afirma Sidney entre o desenvolvimento de uma atividade e outra, sempre com um semblante de alegria e satisfação.
O jovem Sidney presta serviços de caridade por questões religiosas. Por: Bruno Torres.

Há também quem ajuda financeiramente as instituições e organizações não-governamentais que ajudam pessoas a se manter abrigadas, como o caso de asilos e orfanatos, e indivíduos que recebem tratamentos para cura de doenças. Leda Vieira, professora aposentada com 66 anos, contribui com uma dessas instituições que acolhe crianças com câncer e ajuda no tratamento da enfermidade. “Essa é a minha forma de prestar uma ajuda. Queria poder contribuir sendo mais prática, com o desenvolvimento de algum trabalho educativo, porém devido a problemas de saúde agravados pela idade, faço o que posso”, explicou a senhora aposentada.
Leda Vieira acredita que ações de caridade podem contribuir para um mundo melhor. Acervo pessoal.

Em meio a um mundo individualista, em que se prega valores como competitividade e egoísmo, exemplos de pessoas solidárias faz permanecer viva a crença em um mundo melhor, onde o amor ao próximo seja um ponto predominante no modo de vida. “Acredito que a soma de atitudes individuais, principalmente de preocupação e amor ao próximo, é um grande passo que a se dá na construção de um universo harmonioso, onde todos desejamos viver”, reflete Leda Vieira.



Reportagem e edição: Júnior Santos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010