Acontece I Seminário sobre Mídia e Câncer em SE

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Começou na noite desta quinta-feira, 24, em Aracaju o 1º Seminário sobre Mídia e o Câncer, promovido pelo Instituto de Oncologia San Giovanni, em parceria com a Academia Sergipana de Medicina, Associação Sergipana de Imprensa, Liga Estudantil de Oncologia de Sergipe, Somese e Multifarma. O evento acontece até esta sexta-feira, 25 no auditório da Sociedade Médica de Sergipe e fará parte das comemorações do dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado no dia 27 de novembro.
Dr. Willian Soares,diretor  do Instituto San Giovani
De acordo com o promotor do evento e diretor do Instituto de Oncologia San Giovanni, Dr. Willian Soares, o objetivo do seminário é desmistificar questões a cerca do câncer e fazer a interação entre cancerologistas e profissionais da mídia. “Quem vai lucrar com esse seminário é a população, pois a partir do momento que a mídia começar a divulgar que a maior arma contra o câncer é a prevenção e o diagnóstico precoce, isso será realmente um sucesso”, salientou. Ainda segundo o especialista o câncer é a segunda causa de morte no mundo e seria muito importante que a mídia trabalhasse ao lado dos cancerologistas divulgando novas técnicas de prevenção.
Senador Eduardo Amorim
Os trabalhos foram abertos com as boas vindas do senador Eduardo Amorim, e do promotor do evento, o oncologista Dr. Willian Soares e o presidente da Associação Sergipana de Imprensa Cleiber Vieira. O evento traz a Sergipe renomados nomes como a Drª Marineide Carvalho, professora de oncologia da Santa Casa de São Paulo e o professor de jornalismo da PUC de São Paulo, Luis Carlos Ramos, que é também coordenador de jornalismo da Rádio Capital.
Para o presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), Cleiber Vieira, a mídia sergipana deve participar mais de eventos que discuta temas de grande interesse da sociedade como é o caso do câncer, “é através da atuação em fóruns, seminários de debates que nós jornalistas, sejam eles de qualquer seguimento midiático vai conhecer a fundo os mecanismos de como melhor divulgar informações sejam elas de saúde ou de outra temática relevante”, afirma. Ainda segundo Cleiber, os profissionais da mídia sergipana estão preparados para anunciar qualquer tipo de assunto, só falta um pouco mais de conhecimento que podem ser adquiridos em eventos como o de hoje, e também um pouco mais de boa vontade.
Participantes do I Seminário sobre Mídia e Câncer
A palestra de abertura teve como tema ‘‘Falando sobre o câncer ’’e foi ministrada pela Drª Marineide Carvalho que de uma forma pedagógica abordou as questões técnicas sobre o câncer. Após a palestra houve uma mesa redonda com o tema “Os meios de comunicação de massa como veículos na divulgação de informações de saúde”, fizeram parte do debate os jornalistas sergipanos, Isabelle Araujo, Lucio Prado Dias e Magna Santana e o representante de Messias Carvalho. Os debates foram mediados pelo professor da PUC, Luis Carlos Ramos, presidente da mesa, juntamente com o auxilio de Valéria Bonini,coordenadora do curso de jornalismo da Unit. Além dos jornalistas, participaram do seminário o vereador Gonzaga, estudantes dos cursos de comunicação social da UFS e da Unit,e pessoas ligadas à área da oncologia.

Segundo Luis Carlos Ramos, as mídias sociais constituem um perigo quando se trata de informações sobre as questões da saúde, “hoje com as redes sociais qualquer um pode atuar como jornalista sem nenhuma ética e responsabilidade, o que pode levar a cometer erros grotescos de informação, principalmente quando o assunto é saúde”, disse. E afirma ainda que, os veículos de comunicação têm uma função muito importante por que eles podem fazer com que as informações da medicina cheguem às populações menos favorecidas, principalmente as classes C e D, que não tem acesso a medicina de ponta e não tem condições de pagar uma consulta medica.
A jornalista Magna Santana argumenta a responsabilidade que não só o jornalista, mas também as mídias têm que ter na divulgação de informações de saúde. “Nós, da mídia, temos que estar bastante atentos às informações, vendo o que de fato procede ou não. Porém, isso só será possível fazendo um trabalho, minucioso a cerca da checagem das fontes, se são confiáveis ou não,”ressalta.

 Confira a programação de Hoje:

Dia 25/11/2011 - Sexta-feira
19h45min - Palestra
“A mídia e o câncer (a visão do jornalista)”
Palestrante: Prof.Luis Carlos Ramos
Presidente: Acásia Trindade (Jornal da Cidade)
Secretário: Raimundo Brito Correio de Sergipe
20h45min-Palestra
O câncer e a mídia (a visão do cancerologista)
Palestrante: Willian Eduardo Nogueira Soares
Presidente: André Barros (coordenador do Projeto Sergipe Notícias-TVAtalaia e 93.5 FM)

Por Joseilton Bispo
Fotos: Joseilton Bispo
Edição: Samara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010