Eleições do DCE mobilizam alunos e idéias

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Milhares de estudantes da UFS, dos pólos à distância, dos campi de São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e do Hospital Universitário, foram às urnas escolher os representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) nos últimos dias 05, 06, 07, 08, 09 e 10. Quatro chapas disputaram a liderança do Diretório: “Integração”, “O novo sempre vem”, “Chega de Migalhas” e “A mudança vem aí”. Ao todo, 4.915 votos foram computados. A chapa “Integração” foi a vencedora com o total de 1.915 votos. Por quatro anos consecutivos, o grupo está frente do comando do DCE. 

Saiba mais sobre as chapas: "O Novo Sempre Vem", "Chega de Migalhas", "Integração"   


A estudante de jornalismo Allana Andrade foi uma dos milhares de eleitores que ajudaram a manter a chapa no poder. As impressões deixadas pela estudante se baseiam nos contatos pessoais que a mesma teve com os membros da chapa, e nos benefícios acadêmicos e profissionais que a estudante conseguiu durante a atuação do grupo. Allana diz que nunca apóia diretamente nenhuma das chapas. Vem sendo assim desde que entrou na universidade. Para ela tanto uma como outra têm boas ideias, algumas viáveis e outras que são bem mais utópicas.

Aluna de Jornalismo, Allana Andrade. Foto: arquivo pessoal

 “Quando conheci os meninos da ‘Integração’ não era época eleitoral, portanto não fui influenciada por campanhas. Gostei dos membros, vi como eles se organizavam e achei interessantes alguns pontos, como o projeto trilhas e o curso de idiomas (cursei por três semestres e achei fantástico). Além disso, ano passado houve a Bienal de Artes organizada pelo DCE, da qual participei na parte da assessoria de comunicação. Foi uma experiência muito boa pra mim. Fiquei à frente de um evento grande, com artista nacional, e tive até que lidar com seus assessores” conta Allana.  


Diferente dela, a aluna Sóstina Silva, também de jornalismo, preferiu votar na chapa “Chega de Migalhas” por acreditar noutro DCE. “Estou cansada de quatro anos com uma gestão que decidiu muitas coisas sem antes puxar o debate com os estudantes, como por exemplo, o [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais] Reuni”, comentou Sóstina. 


Chapa Chega de Migalhas. Imagem: Divulgação


Apesar de não ter ganhado, a chapa desbancou os seus adversários no quesito propaganda, fazendo uso de cartazes e informativos bastante chamativos. De acordo com o estudante Danilo Duarte, aluno de Sistemas de Informação, a sua escolha no momento da votação se baseou através do jogo de marketing, da divulgação e do espírito eufórico dos membros da chapa. 




Chapa O Novo Sempre Vem. Imagem: Divulgação



As outras duas chapas, “O novo sempre vem” e “A mudança vem aí”, tiveram um eleitorado diferenciado, que queria uma terceira opção. Esse foi o caso da estudante de Sistemas de Informação, Ruth Passos, que votou na chapa “O novo sempre vem”. “Prefiro o meio termo. A ‘Chega de migalhas’ não caiu no meu gosto pelo fato de defenderem ideais extremistas, e quanto a gestão atual ainda não tive a oportunidade de acompanhar o trabalho dela” disse ela. 






Texto: Mayana Macedo
Fotos: Mayana Macedo
Edição: Edson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010