Adrenalina em duas rodas. A emoção que faz motociclistas opção de vida.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Eventos e agremiações vêem motociclista como mercado alternativo.

Entre os dias 10 a 13 de novembro, ocorreu na cidade de Aracaju, o XI Motofest da Cidade. No evento, entre os 1919 Motoclubes de todo o Brasil, participaram de Sergipe, cerca de 40, curiosos e pessoas que admiram a paixão pela motocicleta não deixaram de compartilhar, como o estudante de Educação Física, Érik de Cerqueira, que além de ter uma Shadow 750, vai freqüentemente a eventos de motociclismo no estado, “gosto de ir a eventos desse tipo, pois minha filosofia é de vidas dos motociclistas. Pilotar uma moto dar uma liberdade inigualável, comparada a outro meio de se locomover”. Outro a participar, foi o Gerente de pesquisas, Andir do Carmo, que concorda a efetividade de eventos característicos, “gosto de moto desde meus 14 anos, já tive vários modelos. Gosto de vir a eventos como o Motofest, para ver as máquinas, as pessoas, conhecer os grupos”.
Viver na adrenalina das duas rodas: essa é a característica de um motociclista que faz essa opção de vida. Entretanto, além das motos, existe o lado profissional, que na maioria das vezes não está ligado ao motociclismo.
No evento é possível perceber a identidade criada pelos clubes que usam jaquetas com emblema do grupo associado. Mas, para ser membro de um motoclube é necessário passar por um teste de roda, que varia de acordo com as normas de cada grupo. Normalmente por três meses a pessoas viaja com o grupo, vai a passeios, para que seja atestada a diferença primordial entre motociclista e motoqueiro.
O objetivo do evento, segundo o Presidente da Associação Moto Clubes de Sergipe – AMC/SE , Carlos Faro, é de rever amigos, praticarmos o mototurismo e viajar de moto.
Ainda de acordo com Carlos, “não existe venda de tendas, existe a venda de patrocínios que dão ao patrocinador o espaço para expor seus produtos, em 2011 três motoclubes participaram de forma direta da organização do XI Aracaju Motofest. Muito difícil, pois não existe bilheteria, dependemos dos órgãos públicos para o não pagamento de policiais, limpeza, bombeiros, aluguel da praça e outras. A lucratividade é pouca, pois não existe bilheteria, dependemos dos órgãos públicos para o não pagamento de policiais, limpeza, bombeiros, aluguel da praça e outras”, finaliza.
Mas eventos relacionados ao motocilismo só servem para comprovar a paixão que alguns têm por motocicleta, como o associado e Diretor financeiro do Kansas Club Leons do Asfalto, Thiago Cardoso Gonçalves, que entrou no grupo há oito meses como visitante, passou pelo teste da “roda”, para depois passar pela aprovação da diretoria, e então ganhar o brasão, que é anexado a um colete de couro, no qual em todas as viajem feita recebe um botton. O objetivo de entrar no clube é ter liberdade proporcionada pela moto, como explica Thiago, "a motocicleta nos da liberdade de ser quem a gente é. Não é a toa que estou em cima de uma desde os 13 anos. Nós temos nossos empregos, nossas famílias, filhos. E com relação ao motoclub, no caso no ‘meu’ motoclub, nós não estamos nele para cumprir obrigações, mas fazemos parte do KCLA por prazer, por amor, por paixão ao motociclismo".
Contudo, é preciso respeitar as regras de trânsito e respeitar tanto os pedestres, quanto os outros pilotos ou motoristas, como mostra a tabela a baixo:

10 MELHORES MANEIRAS DE SALVAR SUA VIDA (revista americana Motorcyclist)
1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.
2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.
3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)
4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe "apareceu de repente", "veio do nada" ou "eu achei que ele ia.".
5. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar - o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA - ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com você!
6. Preste atenção no que está fazendo
É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!
7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.
8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.
9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).
10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.
Mais informações acessem os sites abaixo
Repórter: Andréa Cerqueira
Editor: Raimundo Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010