Instituto Social Manassés conta com ajuda dos usuários de ônibus

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Instituto Social Manassés existe há doze anos e atua em quatorze estados brasileiros, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Distrito Federal, Maranhão, Alagoas e Pará. Com o lema: “Diga não às drogas e sim a Jesus”, vem desenvolvendo um trabalho que ajuda os jovens a sair do mundo das drogas. 
 Kit que mantêm instituição social
Sendo uma instituição sem fins lucrativos, a única fonte de renda é a venda de um Kit, composto por caneta, adesivos, lanterna e um informativo sobre a própria instituição, no valor de R$2,00. Dessa forma, que há três meses a Manassés vem chamando atenção e dividindo opiniões entre os usuários do transporte coletivo da grande Aracaju, pelo seu modo de abordagem na venda dos Kits, através de depoimentos de vida.
“Acredito no trabalho desenvolvido pela instituição e já comprei o Kit várias vezes. Conheci a Manassés em São Paulo e já levei filhos de amigos”, afirma Miraci Santos, 49 anos. Já Josana Fernandes, 23, diz que está cansada de ver pessoas pedindo no ônibus e por isso não acredita que o dinheiro do Kit está sendo reinvestido na ajuda de dependentes.


Rafael Gomes, 36 anos, há cinco no projeto 
Segundo Rafael Gomes Bezerra, 36 anos, diretor da Manassés, em Aracaju, não existe texto pronto, o que é dito no ônibus é o relato da vida de cada um dos internos. Rafael, que já foi dependente químico, e buscou reabilitação na própria instituição disse que se as pessoas segurarem o Kit já é um incentivo para os jovens que procuram reconhecimento e estímulo para superar o vício.
Em Aracaju, a casa recebe dependentes, em sua maioria, da Bahia, São Paulo e Fortaleza.  O tratamento é feito apenas através de orações, sem ajuda médica e sem medicamentos. O jovem faz um intercâmbio de nove meses em outro estado, escolhido pelo Diretor, onde fica longe da família e dos amigos, tática de recuperação que os tira do convívio habitual. Atualmente, a casa abriga 22 jovens em terapia.
Conforme Luís Júnior, 31 anos, responsável pelo bom andamento da casa, são encaminhados cerca de 20 pessoas por semana de Sergipe para o tratamento em Salvador e Feira de Santana no estado da Bahia. “O telefone não para de tocar, com pessoas pedindo informações sobre a Manassés”, elucida Luís Júnior.
O tratamento primeiramente deve partir da vontade do usuário em querer deixar a droga, ser do sexo masculino entre 18 e 40 anos de idade. Para a matrícula é cobrada uma taxa única e simbólica no valor de R$450,00 e a passagem de ônibus para o local do tratamento.  Depois os noves meses são por conta da Instituição. Já ingressado, o jovem passa trinta dias em casa para desintoxicar e se fortalecer na palavra de Deus, só em seguida ele é acompanhado por um “morador” mais velho da casa para a venda dos kits nos coletivos.
De acordo com a direção da Instituição, a Manassés procura dar todo o conforto, tanto espiritual como financeiro para internos, para que não venham sentir-se deslocados, já que estão longe dos laços afetivos. E os meninos vendem de segunda a sexta em função do sustento da casa e aos sábados pra eles próprios como uma forma de ter seu próprio dinheiro.
“Apesar de tantas dificuldades, ainda há pessoas de coração bom, que querem ver o irmão, de volta a sociedade e ao convívio familiar”, conclui Rafael Gomes. 
Depoimento

Rogerio Andrade, 24 anos, terminando o tratamento.

Meu nome é Rogério Andrade da Silva, tenho 24 anos, sou do estado de São Paulo, capital mesmo. Passei por problemas nas drogas por cinco anos da minha vida, dependente de uma droga chamada cocaína, onde ela quase me destruiu, levando o sofrimento para os meus familiares, perdi coisas que eu tinha conquistado no esforço do trabalho, perdi bens materiais, perdi oportunidade de empregos bons, como no futebol, foi o que a droga fez aos poucos, destruindo tudo em minha vida menos o amor dos meus familiares, da minha mãe e do meu pai que ainda acreditavam na minha recuperação. Então, passei esses cinco anos todos nas drogas, na cocaína por que no álcool eu comecei a beber cedo, desde os treze anos... passei todos esses anos sofrendo, mas foi graças a Deus que minha mãe viu esse trabalho no coletivo e ai ela conheceu a Manassés, através de um jovem de Salvador, fazendo o trabalho lá em São Paulo e foi na hora que ela acreditou nas palavras desse jovem, ela  viu que filho também poderia estar se recuperando das drogas como esse jovem recuperou-se. Ela comprou o informativo, adquiriu e ajudou a Instituição e levou pra mim.
Mais informações: Instituto Manassés em Aracaju, situado na Rua Antônio Andrade, 254 - Coroa do Meio, Tel.: (79) 3255-1886  http://www.instituicaomanasses.com.br/

Por Luiza Cazumbá
Fotos: Luiza Cazumbá
Edição: Samara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010