Jovens são as principais vítimas da violência no trânsito

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jovens, álcool e direção. Essa é uma das principais combinações vistas nas noites da cidade de Aracaju. Não é por coincidência que, de acordo com estatísticas de óbitos de 2010-2011 fornecidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a faixa etária mais vitimada é a de 19 a 30 anos. Em entrevista ao site UOL Notícias, o sociólogo e coordenador do Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil, Julio Jacobo Waiselfisz, comenta que “Vários componentes, como o nível de fiscalização, que foi definhando nas estradas, explicam o aumento das mortes dos jovens nas estradas, além do uso de álcool e drogas”.



Inúmeros são os bares existentes em Aracaju e é crescente a procura pelos jovens adultos que querem uma diversão para as noites. Em um bar da capital, o Tio Maneco, é visível que o público que mais frequenta o local é da faixa etária em questão, em sua maioria de 18 a 40 anos. O bar abre de segunda a sábado, a partir das 18h, e está sempre cheio. Nas quintas-feiras são os dias em que ocorrem atrações musicais, e conseqüentemente os dias que atrai mais pessoas – mesmo sendo o dia seguinte um dia de trabalho e universidade para muitos.
Quando se chega à rua em que fica localizado é difícil conseguir uma vaga em meio a tantos carros das pessoas que se dirigem ao bar. Um dos sócios do estabelecimento, Fredy Franco, conta que o público que frequenta o bar é tranquilo e que nunca teve confusões geradas pelo álcool dentro do bar, como também nunca ocorreram problemas nos arredores do local envolvendo acidentes de trânsito. A técnica em Sistemas de Informação de 22 anos, Natália Marques, revela que sempre vai para os bares com o seu carro, mas que não bebe muito e prefere comer um tira-gosto e ter um bom papo com os amigos a ficar apenas bebendo. Comenta ainda que sabe que ocorrem vários acidentes envolvidos e gerados muitas vezes pelo álcool, mas garante que sabe a hora de parar de beber.

De acordo com a pesquisa ‘Levantamento e análise da mortalidade decorrente de acidentes de trânsito no Brasil’, feita pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL) em 2010, os resultados evidenciam que as fatalidades no trânsito são em maior número entre pessoas de 20 a 39 anos, mais de 45% no total, com o aumento de mais de 32% de 2000 a 2007, quando passaram de 12.857 a 16.996. Aracaju mostra que reflete a situação que ocorre em todo o país, uma vez que essa é a faixa etária mais vitimada pelos acidentes.
A SMTT promove campanhas como as blitz educativas, a campanha “Chega de Acidentes” – que ocorre nas principais avenidas da cidade e alerta os condutores sobre os perigos causados pelo desrespeito às regras de trânsito e principalmente ao excesso de velocidade – e a Semana Nacional do Trânsito, idealizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatram) e mobilizada em todo o país. Todas elas acontecem no intuito de diminuir a violência no trânsito e os acidentes que ocorrem por consequência. A Lei Seca também é efetivada em alguns pontos da capital sergipana e quem for pego no bafômetro com mais de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a uma lata de cerveja, pagará multa de R$957, podendo perder sua carteira de habilitação por um ano e ter seu veículo apreendido. Já quem for pego com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, o equivalente a três latas de cerveja, poderá ser preso.
A combinação de álcool e direção é perigosa, mas falta a percepção por parte de todos, principalmente dos jovens, que essa não é uma questão em que se pode arriscar. É necessário que haja uma mudança cultural associada a uma política pública efetiva e implementada sob responsabilidade dos municípios, dos estados e da União. Os números das estatísticas são fatos comprovados e só uma real conscientização da população poderá fazê-los mudar.

Repórter: Alanna Molina
Editora: Larissa Ferreira
Fotos: Alanna Molina
Gráfico: Alanna Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010