Sergipe sedia Campeonato Norte/Nordeste de Snipe

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O snipe é um barco de quinze pés para dois velejadores, e possui duas velas. A principal que é regulada pelo timoneiro e a buja, controlada pelo proeiro. A classe snipe é organizada em todo o mundo, e considerada uma das mais técnicas da vela, priorizando o conhecimento técnico e não apenas o lado físico do atleta, e isso permite que velejadores de diferentes faixas etárias possam competir em iguais condições.
Barcos alinhados para saída

Nos dias 12,13,14,15 de novembro, Aracaju sediou no Rio Vaza Barris mais uma etapa da classificatória para o campeonato brasileiro de 2012, que também vai acontecer na capital de Sergipe. A etapa contou com a participação de aproximadamente 40 duplas de diferentes estados do Brasil, como: Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas e Sergipe.
Comodoro do Iate Clube de Aracaju, Fernando Sobral
Fernando Sobral, comodoro do Iate clube de Aracaju, explicou como funciona o snipe, “é um jogo de paciência e espera, devido ao vento e a correnteza do rio, por isso uma etapa chega a demorar cerca de duas horas e meia”, afirma o comodoro. Ele ainda lamentou o fato do esporte não ser tão pautado pela mídia, “é lamentável que um esporte tão bom, não seja muito divulgado pela imprensa, esperamos que no próximo ano, quando acontecer o campeonato brasileiro da categoria, o snipe seja mais divulgado”, desabafou o comodoro.
Velejador, Alfredo Brandão
O velejador alagoano, Alfredo Brandão, de 71 anos começou a velejar aos 18, e diz que se sente uma pessoa realizada através desse esporte, e já
ficou colocado entre os três primeiros em muitos dos
campeonatos brasileiros que disputou em vários estados.
Alfredo conquistou vários títulos no esporte, como: três vezes Campeão Norte/Nordeste, e algumas vezes, ficou bem colocado em algumas competições até mesmo fora do Brasil. O velejador fala do snipe em sua vida, “o snipe é tudo para mim, se eu morresse hoje dentro de um barco, morreria feliz, pois estaria fazendo uma coisa que amo”, relata o velejador emocionado. Ele ainda falou do orgulho em ter um dos seus filhos como o sucessor dele no esporte.
Apesar da idade considerada avançada por muitos, Alfredo falou que está se preparando para o campeonato brasileiro em 2012 que também será disputado em Aracaju, “se daqui pra lá, estiver com vida e saúde, vou disputar o próximo campeonato”, afirma Alfredo Brandão.

Por Wallison Oliveira
Fotos: Wallison Oliveira
Edição: Samara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010