1º Encontro de Literatura de Sergipe discute ações de incentivo à leitura

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


   Foi realizado nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro, em Aracaju, o 1° Encontro de Literatura de Sergipe. O encontro foi aberto ao público e reuniu escritores, livreiros bibliotecários, pedagogos, profissionais de letras, literatura, comunicação social e pessoas interessadas na área. Durante os três dias do evento, a programação foi bastante diversificada, com palestras, oficinas e debates, principalmente na manhã de sexta-feira (2), último dia do fórum. Que a exemplo dos dias anteriores, teve como tema em destaque o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em Sergipe (PELLLB).


Marcílio de Medeiros-  Escritor e
coordenador geral do fórum.
   De acordo com o coordenador geral do Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe, o poeta Marcílio de Medeiros, o objetivo do evento foi discutir temas fundamentais ligados ao PELLLB. E sua realização só foi possível graças a parceria entre o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e o Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe. 

   “A retomada do processo de elaboração do Plano é necessária para que Sergipe participe de modo mais efetivo das atividades e firme compromissos assumidos em todas as esferas governamentais. Este documento é fundamental para nós, porque é através dele que o estado terá acesso a recursos e incentivos públicos federais para a realização de eventos literários e ações de fomento à leitura”,esclarece Marcílio.

   O PELLLB - É um conjunto de políticas e projetos que irão desencadear em programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, a ser desenvolvido pelo estado de Sergipe, objetivando e democratizando o acesso aos livros, de forma a fomentar e valorizar a leitura. Além de incentivar e difundir a produção literária sergipana e dinamizar a cadeia produtiva do livro. A prioridade desse plano é modificar a realidade da leitura no Estado. 

Mileide Flores- Livreira e representante do CNPC/N.
   Para a livreira e representante do Nordeste no Colegiado do Livro, Leitura e Literatura no CNPC/Rede NE, Mileide Flores, o Plano Estadual já começa bem quando a sociedade civil se envolve no projeto. “Retomar a discussão sobre o Plano Estadual do Livro e Leitura é de suma importância para qualquer estado, desde que a sociedade civil e as secretarias do estado e do município se apropriem também dessa discussão, para mais tarde colhermos resultados positivos. Porque a organização do Plano já movimenta o poder público em torno daquilo que o próprio Plano se objetiva a fazer. Porém, os resultados não vêm da noite para o dia,” comenta Mileide.


   Em alguns estados do nordeste como Paraíba e Ceará, por exemplo, as discussões sobre o PELLLB já estão bastante amadurecidas. No sudeste, Paraná e Mato Grosso do Sul são alguns dos estados brasileiros a lançarem programas que definem metas para o setor pelos próximos 10 anos. Sergipe por sua vez, precisa materializar determinadas ações, que são compostas por iniciativas privadas e pessoas ligadas ao poder público. Para que possam ser implantadas concretamente ações do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.


Ricardo Nascimento- Coordenador do PELLLB.
   Segundo o coordenador do PELLLB de Sergipe, prof. Ricardo Nascimento, o Plano ainda está em fase de elaboração e estão previstas várias ações, uma delas é a criação de um material local e específico para os leitores. “Vamos trabalhar o desenvolvimento de uma cultura criativa e de produção de material local, e que esse material possa ser difundido e divulgado, sobretudo entre os nossos leitores”, afirma Ricardo. Ele ressaltou também, a importância do encontro para o estado. “Dá publicidade a esse trabalho para que a comunidade saiba que existe um Plano de Leitura e Livro, e que as pessoas estão trabalhando em prol dele”.

   O coordenador afirmou ainda, que as escolas são locais privilegiados de formação de leitores e que a leitura não se resume apenas aos ambientes escolares, ela é um ato cultural mais amplo. É por isso que a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe estão trabalhando de forma conjunta para levar o hábito da leitura a outros espaços além da escola.

Rosália Guedes- Gerente dos Planos Municipais
 e Estaduais de Livro,Leitura e Literatura.
   Já para Rosália Guedes, gerente dos Planos Municipais e Estaduais de Livro, Leitura e Literatura do MiC NE, “O Plano, tem a função e o objetivo de unir o estado e a sociedade para instituir políticas públicas de livro e leitura. E quando o terceiro setor junta tudo isso é a melhor parte. O Plano Estadual Livro e Leitura só vai existir quando os municípios também apresentarem os seus planos”.

   A jovem Ana Paula Machado, 23 anos, diz que a leitura deveria ser muito mais explorada, não só nas salas de aulas, mas principalmente nos ambientes familiares. “Devemos estudar formas diferentes que estimulem a pessoa a ler mais e mergulhar no universo dos livros, seja nas escolas ou em nossas casas”, opina Ana Paula, presente no último dia do evento.



Repórter : Illton Bispo
Fotos: Illton Bispo
Editor: Eduardo Ferreira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010