Veja algumas dicas para comprar sem endividar-se

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

  
    Com a proximidade das festas de final de ano, aumenta o fluxo de pessoas no centro de Aracaju e nos shoppings. Pessoas de várias partes da cidade e até de outros municípios de Sergipe lotam as lojas. Tudo isso para garantir as compras de natal e ano novo, toda essa correria vale a pena para ninguém ficar sem presente.

   E para não entrar 2012 endividado, algumas dicas são válidas para garantir certa tranquilidade na hora de pagar as contas. Além disso, as compras antecipadas ainda  diminuem toda aquela correria habitual daqueles que deixam essa atividade para última hora.

Wenderson Wanzeller- Consutor finaciero.
   O economista e consultor financeiro, Wenderson Wanzeller, dá alguns ensinamentos de como as pessoas podem comprar sem entrar o ano novo no vermelho. Segundo ele, a pesquisa e a pechincha ainda são bons aliados na hora de ir às compras, para quem quer encontrar bons preços e assim economizar. ‘‘Buscar na internet, andar pelos shoppings e centro da cidade, perguntar aos amigos. Tudo isso faz a diferença na hora das compras, além da boa e velha pechincha’’, ensina o consultor.

   Outra boa alternativa é usar o décimo terceiro salário para o pagamento de contas mais velhas, mas o consumidor deve ficar atento às despesas de início de ano. “Usar o cheque especial e pagar mínimo dos cartões de crédito é um suicídio financeiro. Se não der para comprar, não compre, no máximo uma lembrancinha para os filhos”, adverte Wenderson.

   Os principais benefícios para os que compram à vista são os descontos oferecidos pelos lojistas. Já para aqueles que preferem os cartões de crédito, a principal vantagem é o parcelamento sem juros. O economista explica que esse tipo de parcelamento é muito interessante, pois existe a possibilidade de aplicar parte do dinheiro, mas isso é válido somente em duas situações: a primeira, se o lojista não der o desconto no pagamento à vista, e a segunda, se o consumidor for extremamente controlado em seus pagamentos.

   Segundo o economista, as compras antecipadas dependem muito do estilo do comprador. “Para o bom consumidor, o pechincheiro, isso não faz diferença. Na verdade, tudo vai depender do momento”, afirma Wenderson. Ainda de acordo com o economista, os lojistas vão regulando os preços das mercadorias conforme a demanda. “Pouca gente sabe, mas as vendas de janeiro costumam superar as de dezembro. Tem lojista que faz anúncios de queima de estoque em janeiro, mas os preços são os mesmos de dezembro”, esclarece o consultor. ‘‘Pesquisar é sempre a melhor alternativa’’, finaliza. 


Veja mais alguns macetes para comprar bem. Com o consultor financeiro, Wenderson Wanzeller.    





Repórter:  Wallison Oliveira
Fotos: Equipe DASTT e arquivo pessoal de Wenderson Wanzeller
Editor: Eduardo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010