Aracaju agora tem ônibus populares com Wi-Fi

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

No ultimo dia 4 de novembro foi entregue a cidade de Aracaju, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, 22 novos ônibus urbanos com o sistema de internet Wi – Fi, que permite aos passageiros a livre navegação na internet. Esse projeto é uma parceria da prefeitura com a Viação Cidade de Aracaju – VCA. 



A implantação da internet sem fio no transporte coletivo tem como objetivo oferecer mais conforto e inclusão digital às pessoas que os utilizam todos os dias para locomoção. A internet pode ser acessada por qualquer cidadão que possua um suporte como celulares, notebooks e tablets. Não é preciso senha e não há restrições de conteúdo, podendo o usuário acessar qualquer site da internet. Os ônibus que possuem o serviço apresentam o símbolo “Wi-Fi –Claro”, o sinal pode chegar até um metro e meio de distância. As linhas dos ônibus populares que estão com internet sem fio são: Circular Cidade 1 e 2 (500), João Alves/ Orlando Dantas (003), Santa Tereza/ Bairro Industrial (004), João Alves e Marcos Freire/ Centro.

Segundo o gerente de TI da VCA, Gonzalo Torres, foi feito um projeto descritivo para apresentar a importância da internet nos ônibus para várias empresas de telefonia móvel, propondo uma troca onde a VCA não pagava pelo serviço, mas cedia espaço para as empresas fazerem sua propaganda e Claro foi a operadora que abraçou essa proposta. A iniciativa busca atender as necessidades atuais da sociedade, que se interessa e precisa de informação, independente de onde esteja. Com isso, Aracaju caminha para ser a capital do Brasil em inclusão digital.


A internet nos ônibus é importante, insere as pessoas no mundo virtual, mas ao mesmo tempo traz insegurança aos passageiros. “Com a internet nos ônibus tenho medo que atraiam ladrões, mas também acho legal em viagens de grande distância, pelo menos distrai ao longo do percurso”, diz Ivone Mattos.


Já para o gerente geral das empresas urbanas da VCA, Almir, hoje qualquer celular tem Wi-fi, o individuo não vai ter um celular mais caro porque ele vai andar em um ônibus com Wi-Fi. “O mesmo cuidado que as pessoas têm abrir a carteira com notas altas em lugares vulneráveis e não deixar a bolsa no para-brisa do carro é o ele que vai ter com o uso do celular nos ônibus”, complementou Almir. Além dos passageiros, os motoristas e cobradores também podem ter acesso à internet nas horas de descanso. “É muito rápida, na mesma hora que conecto, as paginas vão abrindo, dá até para baixar músicas, afirmou um motorista da linha Circular Cidade 2.

Até o final deste ano, os 280 ônibus da VCA vão estar equipados com o sistema Wi-Fi, esse projeto visa a copa de 2014, que poderá ter seleções hospedadas na capital sergipana.



Repórter/Fotos: Luiza Cazumbá    |     Editor/box: Osmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010