Árvore Ecológica une beleza à conscientização em Aracaju

sábado, 17 de dezembro de 2011

Aproximadamente sete mil garrafas pet são usadas no intuito de chamar atenção da população para a questão ambiental


A 5ª Árvore Ecológica do Centro de Criatividade de Aracaju já está aberta para visitações. Feita a partir da reutilização de garrafas pet, a árvore foi idealizada, em 2007, pelo artista plástico Ivo Adnil, e há três anos está sob responsabilidade do também artista plástico e músico Edmar Santos. O projeto, que esse ano utilizou quase 7mil garrafas, resultou em uma árvore de 15 metros de altura. Seu principal objetivo é despertar na comunidade os cuidados com o meio ambiente, mostrando que é possível reutilizar alguns materiais e assim diminuir os impactos causados pelo consumo.

O evento de inauguração foi realizado no último dia 7 e contou com a participação do Coral Encantos, dos alunos do curso de violão da Escola de Artes Valdice Teles e da Filarmônica Municipal Coração de Jesus, da Cidade de Laranjeiras. Também estiveram presentes alunos da oficina de canto e coral, oferecida no Centro. Além das atrações musicais, foi montada uma feira de artesanatos onde alunas das oficinas ministradas no Centro de Criatividade tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos.
Edmar Santos defende a
conscientização ambiental



A montagem da árvore é a culminância de uma série de oficinas que foram realizadas durante todo o mês de novembro com alunos dos colégios estaduais John Kennedy e Jackson Figueiredo.  Nas oficinas, as árvores feitas anteriormente são apresentadas aos estudantes através de um vídeo, depois é feito um debate sobre meio ambiente e consciência ambiental. A partir daí Edmar mostra aos jovens como é possível a reutilização das garrafas para fazer enfeites, jogos e brinquedos. “O trabalho com os alunos é gratificante. A gente ensina a fazer carrinhos, bonecos, e a turma gosta. O objetivo maior é conscientizá-los de que não se pode simplesmente descartar esse material, que dá pra reciclar, reaproveitar”, comenta o artista plástico.



Outras ações vêm sendo realizadas para melhorar as condições ambientais do Centro e da comunidade. Segundo o diretor da instituição, Isaac Galvão, já foram plantadas mais de 40 mudas nas áreas verdes que cercam o espaço. Além disso, dentro do Centro é feito o trabalho de coleta seletiva, e foram espalhadas placas de conscientização a respeito do tratamento adequado ao lixo. Para Isaac, a árvore deve chegar às pessoas como uma proposta que ultrapasse o aspecto visual. “Não é só estética, queremos criar uma relação com o meio ambiente mesmo. Fazer algo que envolva a questão cultural e educacional. Trabalhamos no tripé: educação, meio ambiente e cultura”, afirma o diretor.
Maria Natildes, Nádia Santana e a
pequena Grabriela aprovam a árvore



O público que esteve presente no momento em que a árvore foi acesa aprovou a iniciativa. Nádia Santana mora no bairro Getúlio Vargas há sete meses e gostou do que viu. “É muito bonito, apesar de muita gente não valorizar. Eu tento separar as garrafas em casa, mas se soubesse do projeto teria as trazido aqui para o Centro. Mas ano que vem está garantido”, diz Nádia. Maria Natildes, moradora do bairro há mais de um ano, concorda com a amiga e completa: “está mais bonita que a do ano passado”.

Isaac Galvão pretende
diminuir impacto ambiental


A proposta para os próximos anos é tornar a árvore 100% ecológica. O diretor, Isaac Galvão,  tenta uma parceria para conseguir placas de energia solar e assim diminuir ainda mais o impacto ambiental causado. O responsável pela árvore, Edmar Santos, pretende, já no próximo ano, decorar todo o Centro com materiais reciclados. Os artigos decorativos serão provenientes da realização de oficinas com os alunos das escolas estaduais.

Acesa ao anoitecer, a árvore ecológica pode ser visitada até as 22h, horário em que o Centro encerra suas atividades. A árvore ficará exposta até o dia 8 de Janeiro e, quando for desmontada, alguns dos seus materiais serão utilizados em oficinas, o restante será doado à Cooperativa de Reciclagem de Aracaju.



Artesanato no Centro

Durante o evento de inauguração da árvore foi montada uma pequena feira de artesanato. Nesse espaço as alunas das oficinas de boneca e batik – uma técnica de tingimento em tecido artesanal – tiveram oportunidade de divulgar os trabalhos elaborados a partir das aulas que tiveram no Centro, além de outras produções feitas em casa. Confira as fotos aqui.  (http://www.flickr.com/photos/72154105@N05/)






Reportagem: Iargo Correia
Imagens: Iargo Correia, Marcelle Cristine/Arquivo Secult, Site Aguanajarra
Edição: Alanna Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010