Sergipanos procuram panetones e derivados para a ceia natalina

sábado, 17 de dezembro de 2011

Um dos itens mais tradicionais das ceias de natal traz novidades este ano. O panetone, produto que surgiu com um jovem italiano da cidade de Milão, no século XV, traz a cada ano novos sabores. Os supermercados já estão cheios de caixas dos mais variados sabores de panetones e derivados como os chocotones. Porém, a população sergipana reclama que o preço vem aumentando muito. “Nossa, do ano passado pra cá, o preço aumentou bastante”, afirma a comerciante Wanda Barreto. Contudo a praticidade de não ter que enfrentar a cozinha e preparar seu próprio panetone caseiro faz a comerciante encarar os preços. “É muito mais fácil, rápido e prático simplesmente chegar aqui e comprar, apesar do preço”, conclui.



O estudante Victor escolhendo o panetone


Entretanto, outras pessoas não acham que o preço esteja caro, como é o caso do estudante Victor Almeida. “Olha, é a primeira vez que eu realmente estou analisando os preços e, pra ser bem sincero, não achei muito caro não. É só pesquisar”, afirma Victor. O jovem ainda complementa que este é o primeiro natal no qual é responsável pela ceia natalina e deixa a dica: “Acho que o natal é a época para refletirmos nossas atitudes, mas a véspera é para comer, e comer bem”. E é com esse espírito que os lojistas esperam que seus clientes cheguem. 

Nos últimos anos os panetones tradicionais vem dividindo espaço nas prateleiras com panetones recheados de mousse de chocolate preto e branco, floresta - negra, coca-cola, sorvete e as duas últimas invenções doce de leite e goiabada. A invenção do jovem italiano se adaptou aos gostos brasileiros e virou febre no nosso natal.



"Panetones-trufas", uma novidade para o natal

O panetone é um alimento rico em carboidrato, nutriente que fornece energia para o desempenho das atividades físicas e mentais do organismo. Mas, quem se preocupa em manter a forma deve ficar atento, pois a quantidade de gordura presente no panetone é considerável e ele deve, portanto, ser consumido com moderação.

vendedora Gilma Conceição



Segundo a vendedora da loja “Cacau Show”, Gilma Conceição, os produtos já estão saindo muito por lá. “Os produtos estão saindo bastante, de canecas natalinas recheadas de chocolate aos Panetones, sendo que nós temos alguns produtos que o estoque já acabou pela terceira vez”. Ela ainda informou que há uma preferência pelos sabores tradicionais e complementou sobre o preço dos panetones: “Do ano passado para cá, não houve alteração nos preços dos panetones, e apesar dos novos sabores desse ano, os panetones tradicionais ainda são os mais vendidos, os tradicionais trufados e os de avelã”, afirma.






Para aqueles que não querem arriscar novos sabores ou acham que os preços dos panetones tradicionais estão acima do orçamento, com a dica de receita abaixo se pode economizar cerca de 50%, e manter esse delicioso componente da festa natalina.

PANETONE CASEIRO (fonte: tudogostoso.com.br)
Ingredientes
• 1 Kg de farinha de trigo
• 100 g de fermento biológico
• 200 g de manteiga
• 200 g de açúcar
• 15 g de mel
• 8 gemas
• 10 g de sal
• 250 g de frutas cristalizadas
• 150 g de uvas passas embebidas no rum
• Uma pitada de vanilina ou aroma de baunilha
• Raspas e suco de laranja
• Água até dar o ponto
Modo de Preparo
1. Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água
2. Fica com aparência de esponja
3. Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia
4. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro
5. Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.


Repórter/Fotos: Camila Moda           |            Editor: Osmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010