Datas especiais comemoram diversos tipos de homenagens

terça-feira, 20 de dezembro de 2011


Carnaval, São João, Natal... Quem não gosta de datas comemorativas? Elas enchem os calendários durante todos os anos. As datas comemorativas são usadas para registrar algo que é considerado especial para uma grande parcela da população, de forma a relembrar esse fato, que por ser admirado ganhou um dia do ano em sua homenagem.

No calendário ocidental existem 365 dias – ressalva quando são 366 dias, a cada seis anos – e no atual calendário brasileiro estão registradas mais de 550 comemorações. Se fossem divididas por dias, existiriam em média duas comemorações diárias, dentre elas as tradicionais ou desconhecidas. Em alguns dias do ano é observada a existência de até cinco comemorações e, o mais curioso, algumas sem qualquer ligação entre si. É exemplo deste fato o dia 2 de dezembro, reservado para a comemoração do Dia Nacional das Relações Públicas, Dia da Astronomia, Dia do Samba, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura e Dia Pan-Americano da Saúde.

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, passou de uma data apenas comemorativa para um feriado nacional do calendário brasileiro. Essa data foi escolhida por ter sido o dia em que morreu Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período do império. Vale lembrar que já existiam outras datas de comemoração similar ao tema, como 21 de maio (Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial) e 24 de junho (Dia do Caboclo).

O Profº Ubirajara explica o processo
para ser aprovada uma data especial


Ao observar a existência de tantas datas especiais em homenagem a diversos fatos surge também a indagação de como ocorre o processo para que uma data comemorativa seja criada. Segundo o Prof.° Dr.° Ubirajara Coelho Neto, o processo legislativo para a criação de uma data comemorativa envolve um conjunto de atos (iniciativa, emenda, votação, sanção e veto), e esses atos são realizados pelos órgãos legislativos visando à formação de emendas à Constituição. O órgão legislativo competente encaminha o projeto de lei, depositando-o junto à Mesa da Casa Legislativa competente (Câmara dos Deputados ou Senado Federal), objetivando sua aprovação, para afinal se converter em lei e passar a ser oficial.



A Diversidade das Datas Comemorativas                                                 
Presépios retratam o
nascimento de Jesus


Dezembro é um dos meses do ano em que existe o maior número de datas comemorativas, contabilizando mais de 60, e nele estão presentes as duas datas mais festejadas pelas pessoas em todo o mundo: o Natal (25) e o Réveillon (31). O Natal é a data que mais movimenta o comércio ao redor do mundo com a venda de artigos natalinos, brinquedos, panetones, entre outros. Os produtos começam a ser comercializados antes mesmo da data da festa, geralmente no inicio do mês de novembro eles já estão expostos na vitrine. Esse foi um dos motivos que levou à criação de outra data pouco conhecida pelas pessoas e comemorada no mesmo mês, o Dia do Cliente (15). A lojista Fabiana Campos diz que desconhecia a data e que pretende dar-lhe destaque em seu calendário, além de utilizá-la como um atrativo para as vendas.



Dentre as diversas datas especiais, as que ganham maior destaque são as  “profissionais”, pois são as datas que mais aparecem no calendário e estão em todos os meses do ano. São várias as profissões homenageadas, que vão desde o Dia do Porteiro (9 de Junho) até o Dia do Médico (18 de outubro). Esse tipo de data é geralmente comemorado apenas pelos próprios profissionais e amigos. A única data trabalhista que abrange todos os setores é o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), comemorada por todas as classe e homenageada com um feriado.
O Dia das Mães é um dos
dias mais especiais


Existem também as datas que remetem aos “laços sentimentais”, que por serem vinculadas às pessoas mais próximas ganham mais apreço e destaque pela população. Dentre os dias mais comemorados estão o Dia das Mães (segundo domingo de maio) e o Dia dos Pais (8 de agosto). Existe ainda o Dia da Vovó (26 de julho), o Dia do Amigo (20 de julho) e até o Dia da Sogra (28 de abril). As datas religiosas também recebem destaque, onde as mais importantes para a sociedade ocidental e brasileira são as cristãs: o Natal, no qual se comemora o nascimento de Jesus Cristo, e a Páscoa, que tem como homenagem a passagem de Jesus Cristo para o céu.

Algumas datas não são muito conhecidas pela maioria da população e não ganham destaque nos calendários, como as “Datas Fãs”. Estas são datas criadas por fãs em homenagem aos seus ídolos, que geralmente são comemoradas nos dias de aniversário de nascimento ou morte, ou de algum feito histórico. O cantor Elvis Presley, por exemplo, é sempre homenageado em sua data de nascimento (8 de Janeiro), já que é considerado um ícone da música mundial. Quando o ídolo é uma ficção, a comemoração em sua homenagem é feita no dia da sua criação ou publicação, como no caso da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias", do autor Douglas Adams, que é homenageada com o Dia da Toalha (25 de maio). Nesse dia os seus fãs espalhados pelo mundo carregam ou usam uma toalha – artigo utilizado pelos personagens da série.
Fãns da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" com suas
toalhas em homenagem ao livro

Comemorações estranhas

Além de todas as datas já apresentadas há datas consideradas um tanto quanto estranhas para serem comemoradas. São datas que ao chegarem ao conhecimento das pessoas geram questionamento. Então, prepare-se para uma seqüência de pontos de exclamação.





Se você tem curiosidade em saber quais sãos as datas comemorativas de todo o ano, acesse o link: http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm



Reportagem: Larissa Ferreira
Imagens: Grupo de fotojornalismo "Balah"; sites: http://feriados2012.net/dia-das-maes-2012-data, baixaki; arquivo pessoal do profº Ubirajara.
Box: Larissa Ferreira
Edição: Alanna Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010