Imprudência aumenta número de vítimas no trânsito

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Uma dose de prudência seria o suficiente para manter a vida do maestro Renato Santana (37), natural do município de Campo do Brito, distante 62 km da capital. No dia 11 de dezembro, o músico foi vítima de um trágico acidente ao transitar pelo km 09 da BR 235, município de Nossa Senhora do Socorro. Uma ultrapassagem forçada, provocada por um veículo gol que ia na mesma direção, ocasionou uma colisão lateral na motocicleta da vítima. Com o choque, Renato foi lançado a vários metros de distância. De acordo com informações de testemunhas, o motorista evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima. Até a conclusão desta matéria, o condutor ainda não havia sido identificado. Este e outros casos que acontecem Brasil afora servem para reacender a discussão sobre acidentes de trânsito, já que o número de veículos e motoristas nas ruas aumenta consideravelmente a cada ano.

Maestro Renato Santana, vítima de imprudência
no trânsito
Em 2010, os números registraram alta. A quantidade de vítimas no ano passado pode ser comparada com a população de Itabaianinha, município sergipano, com pouco menos de 40 mil habitantes (dados censo IBGE 2010). A expectativa é que ao final deste ano haja um aumento significativo no número de mortes por acidentes de trânsito. Em Sergipe, de janeiro até agora foram registradas pouco mais de 600 mortes. A falta de atenção é a maior causadora de acidentes. Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, 6% são causados pela via e 4% por falhas nos veículos. De acordo com dados estatísticos do Detran/SE, os casos mais registrados envolvem motociclistas. A maioria das vítimas se encontra na faixa etária entre 30 e 59 anos, sendo os homens maioria entre os envolvidos em acidentes.

Colisões laterais ocupam 1º lugar no ranking de
 acidentes em Sergipe
Há quem pense que é no período noturno ou em dias chuvosos e nublados que acontece a maioria dos acidentes no estado, já que as condições de visibilidade são bastante reduzidas. Porém, dados do Detran/SE apontam que grande parte dos casos ocorrem à tarde e em dias ensolarados. Quanto aos tipos de acidentes mais registrados em Sergipe, as colisões transversais – quando há impacto entre a frente de um veículo e a lateral de outro – ocupam o 1º lugar no ranking, seguidas das colisões traseiras e longitudinais.

De acordo com o Policial Rodoviário Federal Carlos Cardoso, a educação no trânsito ainda é a melhor forma de diminuir significativamente o número de acidentes e, consequentemente, o número de vítimas. Abaixo seguem algumas medidas preventivas:

1- Checar as condições de uso do carro para identificar as possíveis falhas no motor ou em qualquer outro equipamento;
2- Evite frear nas curvas. O ideal é reduzir a velocidade antes, principalmente se a curva for acentuada;
3- Ao pegar a estrada de noite, é importante que o condutor tenha atenção redobrada. Além do cansaço natural, o campo de visão é menor durante a noite. Se estiver cansado ou com sono, evite viajar à noite. Se o sono bater durante a viagem e não houver outra pessoa para conduzir o veículo, procure um local próximo para deixar o carro em segurança e descanse até se sentir melhor;
4- Os retrovisores são super importantes, por isso, ajuste-os para obter uma visão quase panorâmica do que se passa atrás. No entanto, se puder, não utilize apenas os espelhos. Há os chamados "pontos cegos", que estão fora do campo de visão dos retrovisores. Por isso, ao mudar de faixa, se possível, olhe diretamente para a faixa de destino para evitar a colisão com algum objeto;
5- Dirija para você e para os outros. Na estrada, esteja atento aos veículos ao seu redor. Muitos acidentes acabam envolvendo terceiros que estavam apenas distraídos e não tiveram tempo de perceber a colisão. Caso note que algum veículo está em alta velocidade ou não segue alinhado na faixa de rodagem, se afaste!

Clique para saber mais sobre Direção Defensiva

Por Mayana Macêdo
Edição: Nayara Arêdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010