Escolas do estado alcançam índice adequado na Provinha Brasil 2011

terça-feira, 8 de maio de 2012


Desde 2008, o Governo Federal vem avaliando o nível das escolas estaduais e municipais brasileiras. Uma das ferramentas utilizadas para tanto é a Provinha Brasil. Uma avaliação que diagnostica o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas do país. Em Sergipe, as escolas do estado avaliadas já atingiram o nível 4, resultado considerado satisfatório, enquanto as da capital ainda estão no nível 3.
A avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, que contem prova de escrita e matemática. Os itens são elaborados por especialistas a partir das habilidades descritas na Matriz de Referência de Leitura e Matemática (habilidades essenciais de alfabetização e letramento) e formam um banco de itens de onde são selecionados para serem pré-testados. Saiba mais aqui.
De acordo com dados do portal do Inep a aplicação da prova em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever.
Em Aracaju, os alunos conseguiram no ano passado atingir média 15, que equivale ao último grau do nível 3, sendo que o ideal segundo a técnica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sandra Ribeiro, é o nível 4. Ainda de acordo com a técnica, o nível 3 corresponde a capacidade do aluno de ler palavras, reconhecer sílabas e seus números, ler frases com sintaxe simples (sujeito+verbo+objeto), localizar informações por leitura silenciosa, além de identificar características gráficas e imagens no modo de sua apresentação.
Já nas escolas da Rede Estadual o nível alcançado foi o 4, considerado ideal pelo MEC. Estes dados segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliações – Nepa - da Secretaria de Educação do Estado (Seed), Joniely Cheyenne Moura Cruz, foram colhidos a partir de relatórios de análise que demonstraram um avanço significativo nos níveis dos alunos, que em sua maioria encontravam-se ao término do segundo ano de escolaridade. Os alunos que se encontram neste nível estão com as habilidades referentes ao processo de alfabetização consolidadas, ou seja, eles dominam o código alfabético e consequentemente estão adentrando ao processo de letramento que deverá ser desenvolvido durante a vida do aluno, pois o tal processo é o uso social da leitura e da escrita pelo sujeito cognoscente, ou seja, o sujeito aprendiz.
A Semed ainda informou que, em Aracaju, na 1ª avaliação é visto o nível alcançado nas provas e até a aplicação da 2ª avaliação é feito um trabalho intensivo com os alunos em busca da melhoria do resultado na Provinha Brasil. Em 2011 foram avaliados 2.615 crianças na 1ª etapa e 2.427 na 2ª. Um número que vem crescendo já que na primeira edição da prova o núemero total foi de 2.447 alunos avaliados. Sandra explicou que a provinha não é obrigatória, mas que no dia de sua aplicação o professor distribui apenas com as crianças presentes em sala de aula.
Até 2010, cada teste da Provinha Brasil era composto por 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada uma. A partir do ano passado os testes passaram a ser compostos de 20 questões. Algumas dessas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos.
A aplicação da Provinha Brasil na Rede Estadual de Ensino em Sergipe está prevista para este mês, mas caso o material não chegue a tempo será aplicada posteriormente. A coordenadora do Nepa esclareceu que está no aguardo da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC  enviar os kits com o caderno do aluno, manual do coordenador aplicador e os demais materiais pedagógicos que acompanham a Provinha para realizar a avaliação. “Assim que chegar, realizaremos a aplicação da Provinha de Leitura e de Matemática. Estamos com uma previsão de aproximadamente 7 mil alunos do 2º ano da rede pública estadual que farão esta avaliação externa em larga escala.”
Quem aplica
Dependendo do foco que o gestor atribua à avaliação, o teste poderá ser aplicado pelo próprio professor da turma, com o objetivo de monitorar e avaliar a aprendizagem de cada aluno ou turma; ou por outras pessoas indicadas e preparadas pela secretaria de educação, com a proposta de obter uma visão geral de cada unidade escolar, das diretorias ou de toda a rede de ensino sob a administração da secretaria.
É possível fazer uma junção desses dois objetivos, solicitando aos professores que realizem a aplicação e encaminhem uma cópia dos resultados para a secretaria de educação. Os resultados poderão ser corrigidos pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador do teste.
No Estado quem aplica a provinha é o coordenador pedagógico da própria unidade escolar, este faz a correção através do sistema on-line criado pelo Núcleo de Avaliação em parceria com a Codim (coordenadoria de Informática da Seed), este sistema está funcionando desde 2010. Diferentemente de 2008 e 2009, quando todo o trabalho foi feito manualmente em uma planilha de excel por escola. Os resultados de 2008 e 2009 encontram-se no site da Secretaria no Portal do Professor, no link Provinha Brasil, já os de 2010 e 2011 estão no Sistema Acadêmico da Seed – Siga.
Segundo o Inep, a Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no país pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios.

A diferença entre Provinha Brasil, Saeb e a Prova Brasil?
As principais diferenças entre a Provinha Brasil, Prova Brasil e Saeb relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas. A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Enquanto os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do país, Estados, municípios e escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.
O Saeb e a Prova Brasil são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep, o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente um aplicador externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus próprios professores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e montagem dos instrumentos.
Na Prova Brasil e no Saeb, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores/gestores das redes.

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