Aracaju vai participar das ações do Pronasci contra a criminalidade

sexta-feira, 21 de setembro de 2012



Aracaju, localizado no menor estado da federação é um dos municípios brasileiros com grandes chances de receber recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A boa notícia foi anunciada no mês de maio, durante reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (Sepm), Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em que ficou definido que a Seides será responsável pela execução do projeto ‘Mulheres da paz e Protejo’, orçado em mais de R$ 800 mil, e que deve ser implantado na capital sergipana no próximo ano. As ações do Pronasci em Aracaju serão feitas ora pelo Estado, ora pelo próprio Município.
O ‘Mulheres da paz e Protejo’ será responsável por identificar jovens em situação de risco social e levá-los à ressocialização, inserindo-os em atividades profissionalizantes, de lazer, de cultura, de educação e de cidadania. Segundo a assessora de planejamento da SSP, Alessandra Fabiana do Nascimento, o primeiro bairro a ser implantado o projeto em Aracaju será o Santa Maria, localizado na zona de expansão. De acordo com ela, a escolha se deve pelo alto índice de violência na localidade. “ Em relação a Aracaju, o bairro Santa Maria encontra-se em primeiro lugar quanto ao número de mortes violentas, onde registrou-se no ano de 2011 30 casos de homicídios dolosos, mais que o dobro do bairro segundo colocado, o qual obteve aproximadamente 13 mortes violentas”.
Veja o gráfico abaixo:

Em 2009, o termo de adesão ao Pronasci foi assinado pelo ministro Tarso Genro e pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Para receber a veba do Pronasci, o município deveria ter instadao o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que reúne representantes dos governos Federal, estadual e municipal da área de segurança pública (guarda municipal, polícias civil e militar, defesa civil, bombeiros, defesa social).
Ainda de acordo com a assessora, o projeto não tem data exata para ser implantado.“Estamos aguardando a informação da SENASP sobre a aprovação do referido projeto, e a execução dependerá do depósito do repasse, sendo que o Órgão aqui no Estado de Sergipe responsável pela execução direta será a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, com a participação de várias outras Secretarias incluindo especialmente a SSP/SE”. Segundo ela, o Pronasci determina que de início, sejam atendidos 70 jovens, egressos do sistema prisional ou em situação de vulnerabilidade, apesar de a meta interna seja de atender 200 jovens.
A instituição responsável pela avaliação e acompanhamento do Programa será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além da verificação dos indicadores, ainda será feita a avaliação do contexto econômico e social. O controle mais abrangente do Programa contará com a participação da sociedade, 50 mulheres, líderes da comunidade, que não possuem problemas com a lei receberão treinamento para atender aos jovens inseridos no programa.
A assessora da SSP, Alessandra Fabiana afirmou ainda que o problema maior na implantação e execução do programa é a continuidade. “A duração do programa é de dois anos, desde sua implantação a execução. O Pronasci quer que ao fim deste período, o estado de Sergipe assuma o comando do programa, mas isto é algo incerto. Não sabemos se o projeto seguirá adiante, embora seja esse nosso propósito”, encerrou.


O Pronasci
O Pronasci é um programa idealizado pelo Ministério da Justiça, para incentivar o enfrentamento à violência no Brasil. O projeto desenvolve políticas de segurança vinculadas a ações sociais, priorizando a prevenção através da descoberta prévia das causas que levam à criminalidade. As principais vertentes de ação do programa são voltadas à valorização dos profissionais de segurança pública, reestruturação do sistema penitenciário, combate à corrupção dentro das corporações policiais e participação da comunidade nas ações.
De acordo com o programa do Governo Federal, não se trabalha para coibir a violência apenas com policiais nas ruas, mas também com o auxílio de ações sociais, ou seja, a segurança pública é vista de forma abrangente, conjunta. Para o desenvolvimento do programa em todo o Brasil, o Governo Federal deve investir cerca de R$ 6,707 bilhões até o fim deste ano.
O Pronasci atualmente está inserido em 150 municípios, no Distrito Federal e mais em 22 estados. Em Sergipe, o Pronasci chegou em 2009. O termo de adesão foi assinado pelo ministro Tarso Genro e pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Para receber o Pronasci, o município de Aracaju se comprometeu em instalar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne representantes dos governos Federal, estadual e municipal da área de segurança pública (guarda municipal, polícias civil e militar, defesa civil, bombeiros, defesa social).
Para garantir a realização das ações no país são celebrados convênios, contratos, acordos e consórcios com estados, municípios, organizações não-governamentais e organismos internacionais.

O GGIM
De acordo com o site da Prefeitura de Aracaju, o GGIM foi instituído pela prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em 2010, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), criado pelo Governo Federal. O Gabinete tem como objetivo principal promover a articulação entre os órgãos responsáveis pela segurança pública para reforçar o combate à criminalidade.
O GGIM é composto por representantes de órgãos públicos nos três níveis de governo e poder, como Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Polícias Militar, Federal, Rodoviária Federal, Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE).
Vinculado à Secretaria Municipal de Governo (Segov) e instituído pela Lei Federal nº 11.530, de 24 de outubro de 2007, o gabinete pretende, ainda, oferecer melhores condições de trabalho para as equipes multidisciplinares que participam dos projetos do Pronasci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010